A primeira reunião ordinária do Conseg de Arujá aconteceu na noite da última terça-feira,10, nas dependências da Câmara Municipal local. O encontro foi conduzido por Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila, presidente da entidade. Ao seu lado na mesa de trabalhos também participaram o Tenente Costa e Silva representando a Polícia Militar, o investigador Gilvan Barros Souza representando a Polícia Civil, o GCM Gardenir Alves representando a Guarda Civil Municipal e o Dr. Elói Rodrigues de Ávila representando a OAB arujaense.
Dito Maguila fez algumas considerações iniciais falando de um encontro que teve com o prefeito Dr. Luís Camargo no final do ano passado. Segundo Maguila, o chefe do Executivo disse que até abril desse ano irá instalar a Barreira Digital no Jacarandás, assim como realizar melhorias diversas para os bairros Vista Alegre e Copaco. O presidente do Conseg também pediu para que fosse feita a leitura de um ofício encaminhado para a presidência do Legislativo arujaense onde solicita ajuda no sentido de conseguir a vinda de estagiários e estudantes de Direito para atuarem no DP local e assim diminuir o tempo de atendimento, como por exemplo no registro de Boletins de Ocorrências.
Os reclamos da população
Muda o ano mas os problemas (velhos) ainda são os mesmos…Pois bem, o primeiro a falar foi o senhor Natal, morador do Jacarandás e atual vice-presidente do Conseg. Novamente reclamou da Elektro que, segundo ele, presta um desserviço para a população. “Quedas de energia acontecem constantemente e a gente não consegue uma solução, estamos esquecidos também pelas três últimas administrações municipais. Precisamos que olhem para o nosso bairro com maior atenção, pois pagamos nossos impostos e temos nossos direitos”, desabafou. Outro morador do mesmo bairro pediu para que se verificasse a possibilidade de manter alguma viatura da PM ou da GCM em dias alternados e por alguns minutos nas proximidades do trevo de acesso ao bairro e ao Hill’s III. Segundo ele, o local é completamente escuro.
Uma moradora do Center Ville falou em seguida e reclamou de furto de veículos e ousadia dos bandidos que usam estratégias diversas para praticar os crimes contra a sociedade. No São Domingos uma moradora relatou ter sido vítima de assalto onde levaram o seu carro, celular entre outras coisas. Segundo ela, o assalto acontecer por volta das 19h30 na Estrada dos Canjicas. Ela fez o registro do Boletim de Ocorrência, mas o veículo ainda não tinha sido recuperado. “Moro no bairro há três anos e o policiamento é zero, nossa área rural também vive às escuras e nada é feito”, relatou.
No Arujamérica a reclamação foi de que pessoas de procedências duvidosas estão ocupando uma construção em estado de abandono e usando como moradia, além de praticarem diversos furtos na região. Uma moradora reclamou, por exemplo, que furtaram o seu carrinho de mão. “A sensação de insegurança é total”, disse.
Falando em nome da PM o Tenente Costa e Silva ressaltou que as metas impostas pelo Governo do Estado foram cumpridas nos meses de novembro e dezembro/22 em relação ao índice de criminalidade. “Ficamos abaixo”, comemorou. O PM também adiantou que nesse início de ano os índices também estão baixos. Mas pontuou que é necessário que a população faça os registros dos Boletins de Ocorrência. “Arujá está ótima em relação às outras regiões do Estado, mas como nós trabalhamos com número pedimos o apoio da população para não deixar de registrar os B.Os”. Costa e Silva anunciou que Arujá recebeu uma nova viatura na última segunda-feira, 09, porém informou que “infelizmente o nosso efetivo ainda é baixo”.
Costa e Silva respondeu a todos os questionamentos feitos pelos munícipes durante a reunião e prometeu levá-los até o conhecimento da Companhia. Ele ainda deu importância em destaque para o Programa Vizinhança Solidária, cujo assunto entrou em pauta. E reiterou que “a iniciativa precisa partir da população”. A próxima reunião ordinária do Conseg acontece no dia 14 de fevereiro, a partir das 19h30, na Câmara Municipal de Arujá. Participe!