Santa Isabel declara situação de emergência após tempestade

Ontem (23/02), a Prefeitura de Santa Isabel publicou Decreto que declara o Município em situação de emergência nível 2 em diversas áreas. A decisão levou em conta as fortes e inesperadas chuvas ocorridas na tarde/noite da última quinta-feira (22), com a incidência de diversos pontos de alagamentos e inundações, deslizamentos de terra, queda de árvores e outras ocorrências.
Segundo o índice pluviométrico, choveu cerca de 110 milímetros, afetando principalmente as áreas centrais do município. O laudo técnico emitido pela Prefeitura apontou diversos prejuízos, tanto privados quanto públicos, que necessitarão de reparos e reconstrução, sendo necessário buscar recursos e realizar os projetos de engenharia e a execução das obras.
De acordo com o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, o objetivo principal é conceder pronta resposta à população e, a partir da publicação do decreto, o município poderá pleitear com menos burocracias verbas advindas do Estado ou da União, visando a assistência das vítimas e a reconstrução dos locais prejudicados.
“Estamos em estado de emergência e nosso foco é ajudar a população e mitigar as consequências dessa tempestade que chegou sem aviso prévio.
Já estamos pleiteando recursos junto ao Estado. Nossa Defesa Civil Municipal também já conseguiu colchões e cestas básicas para ajudar aqueles que tiveram suas casas atingidas”.

União das Defesas Civis
Na manhã de ontem, sexta-feira, um encontro reuniu as Defesas Civis de Santa Isabel, Itaquaquecetuba e do Estado de São Paulo, além da Câmara Técnica do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). Os órgãos estiveram no município a pedido do prefeito, Dr. Carlos Chinchilla, para reforçar as medidas preventivas a serem aplicadas em Santa Isabel.
Na ocasião, a Defesa Civil de Santa Isabel e o prefeito, Dr. Carlos Chinchilla, traçaram um panorama dos prejuízos registrados. Os representantes dos órgãos se colocaram à disposição para auxiliar Santa Isabel no que for necessário. Após o encontro, alguns dos pontos mais críticos da cidade foram visitados pelo grupo.

Compartilhar

Mais notícias

ONG Doutores do Riso forma 14ª turma de voluntários

Técnicas de humanização hospitalar, Clown (arte do palhaço) e teatro, esses foram os ensinamentos passados a um grupo de 10 […]

Recursos de emendas garantidos para aulas de golfe na rede pública

O vereador e atual presidente da Câmara, Gabriel dos Santos (PSD), destinou R$ 90 mil à Secretaria de Educação para […]

Prefeitura de Arujá recebe inscrições para curso gratuito de planilhas eletrônicas

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Planilhas Eletrônicas na Escola Técnica Municipal 4.0, uma inciativa da Prefeitura […]