Santa Isabel declara situação de emergência após tempestade

Ontem (23/02), a Prefeitura de Santa Isabel publicou Decreto que declara o Município em situação de emergência nível 2 em diversas áreas. A decisão levou em conta as fortes e inesperadas chuvas ocorridas na tarde/noite da última quinta-feira (22), com a incidência de diversos pontos de alagamentos e inundações, deslizamentos de terra, queda de árvores e outras ocorrências.
Segundo o índice pluviométrico, choveu cerca de 110 milímetros, afetando principalmente as áreas centrais do município. O laudo técnico emitido pela Prefeitura apontou diversos prejuízos, tanto privados quanto públicos, que necessitarão de reparos e reconstrução, sendo necessário buscar recursos e realizar os projetos de engenharia e a execução das obras.
De acordo com o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, o objetivo principal é conceder pronta resposta à população e, a partir da publicação do decreto, o município poderá pleitear com menos burocracias verbas advindas do Estado ou da União, visando a assistência das vítimas e a reconstrução dos locais prejudicados.
“Estamos em estado de emergência e nosso foco é ajudar a população e mitigar as consequências dessa tempestade que chegou sem aviso prévio.
Já estamos pleiteando recursos junto ao Estado. Nossa Defesa Civil Municipal também já conseguiu colchões e cestas básicas para ajudar aqueles que tiveram suas casas atingidas”.

União das Defesas Civis
Na manhã de ontem, sexta-feira, um encontro reuniu as Defesas Civis de Santa Isabel, Itaquaquecetuba e do Estado de São Paulo, além da Câmara Técnica do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). Os órgãos estiveram no município a pedido do prefeito, Dr. Carlos Chinchilla, para reforçar as medidas preventivas a serem aplicadas em Santa Isabel.
Na ocasião, a Defesa Civil de Santa Isabel e o prefeito, Dr. Carlos Chinchilla, traçaram um panorama dos prejuízos registrados. Os representantes dos órgãos se colocaram à disposição para auxiliar Santa Isabel no que for necessário. Após o encontro, alguns dos pontos mais críticos da cidade foram visitados pelo grupo.

Compartilhar

Mais notícias

Servidora recebe moção de aplausos após conquistar prêmio do Itamaraty

“Gentil, brilhante e versátil são adjetivos que definem bem a servidora Camila Oliveira Santana, que há cinco anos se destaca […]

Arujá pode se tornar Município de Interesse Turístico (MIT)

O secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, reuniu-se na manhã de ontem quinta-feira (20), na Prefeitura, com o prefeito […]

Dia Mundial do Câncer, uma data para refletir como hábitos saudáveis e a prevenção podem salvar vidas

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que das 7,6 milhões de mortes que ocorrem anualmente no mundo, mais de […]

Campanha de Doação de Sangue

Teve início nesta terça-feira (26), em Arujá, a 17ª Campanha de Coleta de Sangue organizada pelo Amigos de Arujá. A […]