Semana Paulo Freire: alunos da Etec Arujá apresentam demandas do Parque Rodrigo Barreto à Câmara Municipal

Atividade reuniu estudantes do Ensino Médio e reforçou a importância da participação cidadã e do diálogo com o poder público

Na última sexta-feira (08/05), alunos do 3º ano do Ensino Médio da Etec de Arujá apresentaram à presidente da Câmara Municipal, vereadora Professora Cris (PSD), um relatório produzido como parte de uma atividade pedagógica da Semana Paulo Freire, com apontamentos sobre demandas de zeladoria pública no bairro Parque Rodrigo Barreto. A iniciativa buscou aproximar os estudantes dos debates sobre cidadania, políticas públicas e funcionamento do poder público municipal.

A ação contou com a presença da superintendente da Etec Professora Luzia Maria Machado, Marilda Aparecida Simonini Britto; da coordenadora de cursos, Renata; da professora Célia; além de cerca de 100 estudantes.

Durante as últimas semanas, os alunos percorreram o bairro realizando registros fotográficos e audiovisuais sobre problemas relacionados à pavimentação urbana, manutenção de vias, roçagem de mato e conservação de áreas públicas. O material foi organizado em formato de apresentação e entregue à presidente do Legislativo durante o encerramento da Semana Paulo Freire.

O trabalho foi desenvolvido dentro do projeto “Análise de Políticas Públicas – Árvore do Problema 2026”, sob orientação da professora Célia, e buscou aproximar os estudantes dos debates sobre cidadania, fiscalização e funcionamento da administração pública.

Durante a apresentação, os estudantes destacaram os impactos da falta de manutenção urbana na mobilidade e na qualidade de vida dos moradores do bairro, apontando dificuldades relacionadas ao deslocamento de pedestres e veículos, além de questões de segurança e acesso a serviços.

Após a apresentação, a vereadora Professora Cris destacou a importância da participação dos jovens na construção da cidade e do conhecimento sobre os processos políticos e administrativos. A parlamentar também explicou aos alunos o papel do Poder Legislativo e do Poder Executivo dentro da estrutura pública municipal.

Na ocasião, a presidente da Câmara se comprometeu a encaminhar as demandas apresentadas à comissão permanente de mérito da Casa Legislativa, com posterior elaboração de requerimentos e ofícios ao Executivo solicitando providências relacionadas aos apontamentos feitos pelos estudantes.

A atividade integrou a programação da Semana Paulo Freire, realizada anualmente pelas Etecs em homenagem ao educador pernambucano Paulo Freire, referência internacional na área da educação e defensor do ensino como instrumento de cidadania e transformação social. As ações são previstas pela Lei Estadual nº 10.098, de 26 de novembro de 1998.

Compartilhar

Mais notícias

Prefeitura de Arujá intensifica ações de zeladoria no Parque Maringá e demais bairros

A Secretaria de Serviços da Prefeitura de Arujá iniciou a semana realizando uma série de ações de zeladoria, que abrangeram […]

Marcenaria Restaurante agora tem pizza, e que pizza!

O já tradicional Marcenaria Restaurante inaugurou, na noite de 3 de dezembro, a mais nova pizzaria da cidade, que ganhou […]

Leandro Larini visita espaço de economia criativa em Mogi

O vereador Leandro Larini (PL) fez uma visita ao Instituto Léa Campos em Mogi das Cruzes para conhecer projetos de […]

Fundo Social de Solidariedade de Arujá abre inscrições para o Casamento Comunitário 2026

O Fundo Social de Solidariedade de Arujá dará início, no dia 2 de março, às inscrições do Casamento Comunitário. Ao […]