Volta às aulas: ótimo momento para colocar economia circular em prática

Momento pode ser oportunidade para colocar o tema em discussão, levar conhecimento e até representar um alívio para o bolso

As aulas recomeçam em breve e muitas famílias já fazem as contas para tentar colocar o orçamento na lista de material escolar. Mas já pensou que é possível gastar bem menos considerando as ideias da Economia Circular? O Movimento Circular ajuda a economizar não somente uns bons trocados, mas água, energia elétrica, matéria-prima e até reduzir a emissão de carbono.
Com a participação das crianças e jovens, por exemplo, os familiares podem reaproveitar lápis de cor, canetinhas e até cadernos, ou realizar troca de materiais que não têm mais utilidade para a criança. A venda ou a doação de livros usados não consumíveis também representa considerável economia de água e energia considerando sua fabricação e transporte. A experiência será um grande aprendizado para os estudantes e para os adultos também.
Essas ações muito simples colaboram para aumentar a durabilidade e dar novos usos, além de simbolizar a preocupação com as outras pessoas e com o ambiente. E estes são apenas alguns exemplos de como a Economia Circular está presente e pode ajudar do micro ao macro em diferentes setores das sociedades.
O professor e coordenador pedagógico do Movimento Circular, Prof. Dr. Edson Grandisoli, explica que um dos principais objetivos da Economia Circular é fomentar o diálogo, criar parcerias e aumentar o nível de cooperação entre diferentes atores sociais.
“Um dos principais objetivos do Movimento Circular, como movimento de educação e de cultura, é aproximar pessoas e diferentes setores das questões e conceitos relacionados à circularidade. Ele visa ainda estimular as pessoas a criarem caminhos, mecanismos, processos ou projetos que sejam bons para as pessoas, para a economia e para o ambiente”.
A Economia Circular representa um novo modelo, uma nova proposta, que procura aliar a conservação e regeneração do ambiente ao desenvolvimento humano e econômico, priorizando, por exemplo, insumos duráveis, recicláveis e reutilizáveis, a fim de manter os materiais mais tempo em circulação. A ideia é que nada mais seja pensado como lixo e sim como recurso.
“Um dos desafios do Movimento Circular é dar visibilidade a todas essas ideias para que as pessoas, para além de conhecer o que é a Economia Circular, possam ressignificar suas práticas considerando suas possibilidades e contexto. Ou seja, tem que fazer sentido e ser bom para todos”, diz o especialista.

Sobre o Movimento Circular
Criado em 2020, em meio à crise causada pela pandemia de Covid-19, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da economia circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com a missão de chegar a mais pessoas e lugares. O movimento tem o objetivo de informar as pessoas e instituições de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes.

Site: www.movimentocircular.io

Compartilhar

Mais notícias

Dia de Doar: LBV e Franchise B2B realizam arrecadação de alimentos para doar neste Natal

A edição 2023 do Dia de Doar ocorrerá no próximo 28 de novembro. O movimento visa mobilizar, incentivar e fortalecer […]

Maiolino cobra informações sobre segurança em escolas e creches em Arujá

O vereador Paulinho Maiolino (PSD) protocolou na Secretaria Legislativa da Câmara nesta última quarta-feira (5), um requerimento solicitando informações sobre […]

Autoridades e população se reúnem para discutir Segurança Pública durante reunião do Conseg

Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila, conduziu mais uma reunião ordinária do Conseg, a qual aconteceu na noite da útima […]

Orçamento 2023: 128 emendas impositivas foram apresentadas pelo Legislativo

Os vereadores de Arujá apresentaram 128 emendas impositivas ao projeto de Lei nº 99/2022, que trata da Lei Orçamentária Anual […]