1° Desfile Ecológico de Arujá inspira boas condutas ambientais

Veio das crianças e jovens de Arujá as melhores lições para o convívio harmonioso com o meio ambiente, pautado pela preservação ambiental e pelo uso consciente dos recursos naturais. Iniciativa da Prefeitura de Arujá, sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Câmara Municipal, o Desfile Ecológico ocorrido domingo (04), na Praça do Coreto, fez muito mais do que encantar com cores, música e inovação. O evento, que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado neste dia 5 de junho (segunda-feira), inspirou boas condutas ambientais, honrando a catalogação de Arujá como “Cidade Natureza”.
Também parte das festividades do Aniversário da Cidade, o evento surpreendeu com a Ecofanfarra de Arujá, que encheu o espaço com a música extraída por alunos da Escola Municipal Zilda Arns Neumann de instrumentos produzidos com material reciclável, sob a regência do maestro Ulisses Pedroso. O fim dos desperdícios, o consumo consciente, o descarte adequado do lixo, a sustentabilidade e tantos outros conceitos de preservação desfilaram junto com alunos de ginástica da rede municipal, vestindo fantasias ambientais. A Corte do Miss Arujá, acompanhada de Luiz Emidio, usou figurinos confeccionados com itens recicláveis, assim como a secretária do Meio Ambiente de Arujá, Andreia Assis. Aliás, alguns figurinos apresentados no evento foram assinados pelo estilista William Malagres.
O evento teve ainda apresentações dos Escoteiros da Cidade e da Guarda Mirim, além de atrações de outros municípios, como as renomadas Fanfarra Municipal de Atibaia (Fama), a Banda Marcial de Itaquá da Escola Estadual “Kakonosuke Hasegawa”, a Banda Sinfônica da Polícia Militar Estadual e a Orquestra Municipal de Santa Isabel. Houve ainda desfile da banda da Polícia Militar, de viaturas da Polícia Ambiental da PM e da Patrulha Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Arujá, da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento de Trânsito do Município, do Corpo de Bombeiros e também da Cooperativa de Reciclagem de Arujá (CORA), parceira da Prefeitura e que levou seu caminhão de coleta de material reciclável à rua Monteiro Lobato, próxima à Praça do Coreto, na área central, onde aconteceram as apresentações.
O concurso de fantasias feitas de material reciclável foi disputado pelos cerca de 100 alunos das Escolas Municipais (EMs) “Marisa Aparecida Pendeza” (3° lugar), “Zilda Arns Neumann” (2° lugar) e dos Centros de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) do Barreto e do Mirante, que participaram dos desfiles. Os CCCAs conquistaram o primeiro lugar, avaliados por um corpo especial de jurados, com o tema “Lixo e Reciclagem Futurística”.
Durante o evento, os cerca de 2 mil espectadores também tiveram acesso aos estandes com atividades de Educação Ambiental e às Feiras Sustentável e do Microempreendedor, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico. A dupla Aliny e Sérgio fechou a programação com sucesso.
Prestigiado pelo prefeito Luis Camargo, pela primeira-dama Clau Camargo, pelo vice-prefeito Betinho, por secretários municipais, como a idealizadora do evento, Andreia Assis (Meio Ambiente), Elaine Gentil (Educação), Rogério da Padaria (Governo), João Romão (representando a Secretaria Municipal de Habitação), Leonardo Reis (Saúde), Renan Lucena (Turismo) e pelos vereadores Abelzinho, Divinei da Silva, Pastor Samoel Maia, Jean da Padaria, João Luiz, Reynaldinho e Cris do Barreto, o Desfile Ecológico sensibilizou o público para a urgência de mudar atitudes pela sobrevivência humana no planeta. Arujá recebeu ainda, no desfile, a presença do prefeito de Santa Isabel Carlos Chinchilla e do vereador Jorginho Capoeira, também do município vizinho. De secretários-adjuntos de Arujá compareceram Flavia Sanches e Marco Medeiros, ambos do Desenvolvimento Econômico, Bolinha de Esportes, Kiciana Mayo (Assuntos Jurídicos), Bruno do Prado e Juan Torres (Educação). Também representaram outras pastas Adão Vagner (Assistência Social), Pedro Bento (Cultura), Sara Dourado (Fundo Social de Solidariedade) e Caio Mello (Meio Ambiente). Cássio de Oliveira, consultor do Programa Município Verde Azul de Arujá (PMVA) atuou na coordenação dos desfiles, que teve como ponto alto a energia da bateria da escola de samba de São Paulo, Barroca da Zona Sul.
O prefeito Dr. Camargo parabenizou a todos e agradeceu a participação das bandas e grupos de cidades vizinhas e região. Ele enalteceu o resgate do título de Cidade Natureza e do orgulho de ser arujaense, lembrando que Arujá vive “tempos de conquistas”.
Em breve será, inclusive, inaugurado um Ecoponto (Ponto de Entrega Voluntária – PEV) no Parque Rodrigo Barreto, que vem somar diversas ações na preservação do meio ambiente, realizadas pela atual gestão, como a inauguração da Loja Vale Reciclar, que já coletou mais de 40 toneladas de material reciclável em parceria com a CORA, desde o início do seu funcionamento, além da entrega do caminhão para a coleta seletiva dos cooperados e da viatura da Patrulha Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente. “Ainda há muito por fazer, mas Arujá está, felizmente, caminhando rumo ao progresso e de cara nova. São tempos de conquistas”, pontuou o prefeito.

Compartilhar

Mais notícias

Câmara recebe a visita do Presidente da Casa Legislativa de São Paulo

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (UNIÃO), participou da 17ª Sessão Ordinária da Câmara de Arujá, […]

Sistema de monitoramento de Arujá ajuda na prisão de suspeito de diversos roubos

Na manhã de ontem (18), um indivíduo suspeito de cometer diversos roubos foi preso em Arujá, graças às câmeras de […]

ACEA lança plano de saúde personalizado para empresários e associados, sem carência e com custos reduzidos

A Associação dos Comerciantes e Empreendedores de Arujá (ACEA) apresentou nesta terça (26) seu tão aguardado Plano de Saúde em […]

5ª edição do “Prêmio Educação” contempla projetos de educadores da rede de ensino Municipal de Arujá

A Secretaria Municipal de Educação realizou, na última quinta-feira (28), às 19h, na Câmara Municipal, a 5ª edição do Prêmio […]