2023 marca tempo de conquistas para Arujá

Com o Ano Novo apontando no horizonte, 2023 caminha para o seu final como um ano que vai ficar marcado na história de Arujá, seja pelo início da construção do tão aguardado Hospital Geral Municipal, seja pela inauguração da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a inauguração do 1° parque ecológico municipal, o Parque dos Ipês, ou mesmo pelo começo da obra do Pró-Criança e da abertura de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal na Maternidade “Dalila Ferreira Barbosa”. O ano que finda marca, também, um novo capítulo na história da cidade, que vive, desde 2021, um verdadeiro “Tempo de Conquistas”, tema, aliás, que foi o slogan do aniversário de Arujá, em 8 de junho, que contou com 30 dias de inaugurações de obras, serviços ou programas municipais para a população.
Capitaneada pelo prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, a Prefeitura de Arujá tem sido referência de gestão e inovação na região. Em contrapartida, a cidade também se inspira na região para levar Políticas Públicas e boas práticas em diversos setores, trabalhando em sinergia com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), órgão do qual o chefe do Executivo arujaense foi, neste ano de 2023, o vice-presidente.
Fazendo uma retrospectiva de 2023, em janeiro Arujá teve, no dia 31, o efetivo começo das obras do Hospital Geral Municipal, que está sendo erguido e já com a primeira laje assentada, na rua Major Benjamin Franco, e que possibilitará à população arujaense não precisar se deslocar para municípios vizinhos para receber atendimento de ponta.
Em fevereiro de 2023, em 18 e 19, houve o “Arujá Folia”, resgatando a tradição do Carnaval, que aconteceu com segurança para reviver os momentos de alegria na cidade, e o mais importante, com um objetivo nobre: o Abadá Solidário, que arrecadou alimentos para o Fundo Social de Solidariedade, em prol das famílias em situação de vulnerabilidade no município.
Em março, a Prefeitura de Arujá entregou 165 títulos de legitimação fundiária para famílias nos bairros Limoeiro e Jardim Vitória, que há anos aguardavam pelo documento para poderem viver com tranquilidade. Ainda neste mês, a administração municipal comemorou um grande feito: o Licenciamento Ambiental Municipalizado, que faz parte de um amplo pacote, que também foi anunciado durante o ano para atrair a geração de Emprego e Renda, fomentando a vinda de mais empresas e indústrias para Arujá, desde que tenham baixo risco de impacto ambiental, para a preservação da Cidade Natureza. Pavimentação no Jardim Real foi outra benfeitoria realizada em março.
Abril iniciou com a reabertura do Museu Municipal “Umbelina Ferreira Barbosa”, que foi reformado, teve mais uma edição de sucesso do 2° Festival do Chocolate de Arujá, incentivando o Turismo Gastronômico e, no final do mês, ainda dentro deste segmento, foi inaugurado, totalmente revitalizado, o Espaço Gourmet Amazonas, que se tornou um ponto de encontro tradicional da família e amigos arujaenses, além dos turistas. Em 15 de abril, o município recebeu no Parque dos Ipês a visita do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, que veio, especialmente, para conhecer as obras do Hospital Geral de Arujá e iniciar os estudos visando a sua futura implantação.
Maio teve, como novidade, a edição da Lei do Contorno 3521, cujo objetivo é promover o crescimento de Arujá, de forma sustentável, pois ela está diretamente ligada ao desenvolvimento da cidade, já que é necessária tanto para projetos residenciais como comerciais, industriais e até da própria Prefeitura. Sendo assim, um projeto que antes poderia levar até anos para ser analisado e, com isso, encarecia a planilha de custos do empreendimento e fazia com que alguns investidores desistissem de empreender no município, hoje leva em média 30 dias, se o profissional apresentá-lo dentro dos conformes.
O mês de junho trouxe o 1° Desfile Ecológico com uma fanfarra, cujos instrumentos foram feitos com materiais recicláveis, para reforçar o conceito de Cidade Natureza. Teve também a iluminação com lâmpadas de LED dos campos de futebol do Parque Rodrigo Barreto, Jardim Emília, Estádio Municipal “Armando Maiolino” e o novo sistema de iluminação da Praça da Juventude, que neste ano de 2023 foi revitalizada com espaços instagramáveis, nova pintura, grafitagem e banheiros, com vestiários novos. Como em 8 de junho Arujá completou 171 anos de fundação e 64 anos de emancipação política, o slogan do mês de aniversário foi: “É tempo de conquistas!”.
E conquista foi o que não faltou. Em junho, o prefeito Dr. Camargo e os servidores públicos trabalharam incansavelmente para proporcionar vários presentes para Arujá, como a tradicional Festa das Nações na Praça do Coreto, e os grandes shows com artistas locais e nacionais no Centro Residencial, que movimentaram a economia local e tiveram shows de artistas locais, da dupla sertaneja Gian & Giovani, do grupo Raça Negra, do cantor Diogo Nogueira e, inclusive, do DJ Alok na programação, levando o público ao delírio. Junho trouxe ainda a inauguração de uma nova Vila Gastronômica, para fomentar o turismo na Vila Pedroso e na entrada da cidade, logo na divisa com Itaquaquecetuba. Os Conselhos Municipais ganharam também, no mesmo mês, uma sede própria, a Casa dos Conselhos, no Centro. Wi-fi livre em 16 pontos da cidade foram anunciados e foi aberto o 1° Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do município, no Barreto, para receber Resíduos de Construção Civil (RCC), bem como foi renovada em 100% a frota de ônibus e ampliado em 30% o número de coletivos (todos com acessibilidade) nas linhas municipais, sendo uma das frotas mais novas do Estado. Vielas e escadões foram revitalizados nos bairros e no Centro, ganhando vida e coloridos especiais; foi inaugurada a Escola de Turismo com diversos cursos gratuitos, voltados à área, pela Prefeitura, e Arujá ganhou, no dia 24 de junho, seu 1° parque ecológico municipal, o Parque dos Ipês “Alcy Machado Godoy”, na rua Fenacita, 500, no Jardim Fazenda Rincão, que conta com beach tennis e demais esportes na quadra de areia pelo Programa Municipal “Arujá + Saúde pra Você”, que foi lançado, posteriormente, em agosto de 2023. A quadra, o espaço da academia ao ar livre e o playground do bairro Nova Arujá também receberam cuidados, e o Centro Integrado de Operações (COI), que hoje possui 400 modernas câmeras de monitoramento por todos os principais cantos da cidade, foi inaugurado no dia 26 de junho. A sede do Departamento de Trânsito, por sua vez, foi inaugurada na avenida João Manoel no dia 19 do mesmo mês, completando o cronograma de entregas do mês do aniversário da cidade e do primeiro semestre.

Compartilhar

Mais notícias

Arujá ganha nova Associação que promete fortalecer o comércio da cidade

Na noite da última segunda-feira (19) aconteceu uma cerimônia de apresentação da ACEA (Associação dos Comerciantes e Empreendedores de Arujá). […]

Servidora recebe moção de aplausos após conquistar prêmio do Itamaraty

“Gentil, brilhante e versátil são adjetivos que definem bem a servidora Camila Oliveira Santana, que há cinco anos se destaca […]

Após queixas de usuários, vereadores cobram empresa de Zona Azul

Após elevado número de queixas, os vereadores de Arujá se reuniram na tarde da úlitma terça-feira (7/3) com representantes da […]

Kopenhagen agora também em Arujá

Recentemente inaugurada no Boulevard das Palmeiras, a mais nova loja da Kopenhagen presenteou Arujá com um ambiente muito especial, pensado […]