Itaquá avança e sobe três posições em ranking entre as 100 cidades empreendedoras do país

Ranking usa critérios como infraestrutura, inovação, mercado e capital humano

Itaquaquecetuba avançou e subiu três posições no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Em 2022, o município ocupava a 100ª posição, passando para 97ª neste ano. O ranking analisa sete critérios: infraestrutura, mercado, acesso à capital, inovação, capital humano, ambiente regulatório e cultura.
De acordo com a pesquisa, o resultado da análise é como um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia de seu município a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir seus negócios e para a mídia, que busca análises e dados qualificados.
“Desde o primeiro dia à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, criamos uma série de projetos para ampliar as oportunidades para os empreendedores da cidade. Ver esse avanço em uma pesquisa tão importante serve como motivação para, no ano que vem, ocuparmos posições ainda melhores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila.

Entre as principais medidas tomadas pela pasta para impulsionar o empreendedorismo na cidade está a chegada do programa Via Rápida Empresa (VRE). O modo estadual de licenciamento empresarial, dirigido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) consiste em um ambiente virtual que simplifica os processos desde a abertura das empresas até a emissão de autorizações.
Com a implantação do novo sistema, foi possível enxugar o fluxo operacional, reduzir tempo e custos, investir em novas ferramentas de gestão, além de promover melhores meios de comunicação, dando maior comodidade aos empreendedores.
“O empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade porque além de gerar emprego, novos comércios e empresas, traz investimentos e renda que são convertidos em obras e benefícios. Saber que nossa cidade está entre as 100 melhores para se empreender no Brasil me deixa muito feliz e nos mostra que o trabalho está no rumo certo”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

Compartilhar

Mais notícias

2º Festival do Chocolate de Arujá começa hoje

Começa nesta sexta-feira (7) e segue até domingo (9) em Arujá, a 2ª edição do Festival do Chocolate, em celebração […]

Fundo Social de Arujá realiza entrega de cobertores da Campanha do Agasalho 2025

O Fundo Social de Solidariedade de Arujá realizou na última semana a distribuição dos cobertores novos como parte da Campanha […]

Projeto que visa parceria entre Prefeitura e iniciativa privada para melhorias em escolas é aprovado em 1ª discussão

Projeto de autoria dos vereadores Jean da Padaria (PDT) e Luiz Fernando (PSDB), que incentiva a colaboração da iniciativa privada […]

Corais da Secretaria de Assistência Social se apresentaram no encerramento da 31ª Expo Aflord em Arujá

No último domingo, 1º de setembro de 2024, os corais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Arujá brilharam durante […]