Itaquá avança e sobe três posições em ranking entre as 100 cidades empreendedoras do país

Ranking usa critérios como infraestrutura, inovação, mercado e capital humano

Itaquaquecetuba avançou e subiu três posições no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Em 2022, o município ocupava a 100ª posição, passando para 97ª neste ano. O ranking analisa sete critérios: infraestrutura, mercado, acesso à capital, inovação, capital humano, ambiente regulatório e cultura.
De acordo com a pesquisa, o resultado da análise é como um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia de seu município a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir seus negócios e para a mídia, que busca análises e dados qualificados.
“Desde o primeiro dia à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, criamos uma série de projetos para ampliar as oportunidades para os empreendedores da cidade. Ver esse avanço em uma pesquisa tão importante serve como motivação para, no ano que vem, ocuparmos posições ainda melhores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila.

Entre as principais medidas tomadas pela pasta para impulsionar o empreendedorismo na cidade está a chegada do programa Via Rápida Empresa (VRE). O modo estadual de licenciamento empresarial, dirigido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) consiste em um ambiente virtual que simplifica os processos desde a abertura das empresas até a emissão de autorizações.
Com a implantação do novo sistema, foi possível enxugar o fluxo operacional, reduzir tempo e custos, investir em novas ferramentas de gestão, além de promover melhores meios de comunicação, dando maior comodidade aos empreendedores.
“O empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade porque além de gerar emprego, novos comércios e empresas, traz investimentos e renda que são convertidos em obras e benefícios. Saber que nossa cidade está entre as 100 melhores para se empreender no Brasil me deixa muito feliz e nos mostra que o trabalho está no rumo certo”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

Compartilhar

Mais notícias

Inauguração da Mundo Animal em Mogi das Cruzes gera cerca de 40 vagas de emprego

Com a inauguração da unidade, que acontece em 22 de setembro, a rede de franquias de lanchonetes temática movimenta o […]

Inscrições para Casamento Comunitário estão abertas

As inscrições para o Casamento Comunitário, iniciativa proposta pela vereadora Cris do Barreto e sancionada pelo prefeito Dr. Camargo, e […]

Unidade móvel do ‘Saúde nos Bairros’ atende ao bairro Cachoeira, Estância Pacaembu e região nesta quinta-feira (21)

Nesta quinta-feira (21), a unidade móvel do programa municipal “Saúde nos Bairros” atenderá ao bairro Cachoeira, Estância Pacaembu e adjacências. […]

Corrida e Caminhada reúne centenas de pessoas em Arujá

Foi sucesso total a Corrida e Caminhada em comemoração ao Aniversário de 171 anos da Cidade, realizada na manhã do […]