Arujá apresenta república jovem, em parceria com CONDEMAT e Governo do Estado de São Paulo

Na manhã desta quarta-feira (07), a cidade de Arujá sediou o encontro regional entre prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), e da entrega da unidade República Jovem, primeira na história da cidade. Durante a reunião, foi abordado ações na área de assistência social, e, logo após, realizada a entrega da República Jovem, coordenada pelo Condemat, em parceria com o Governo do Estado. A unidade inaugurada já está em funcionamento, e atenderá os municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá, Santa Isabel e Suzano, com uma vaga cada.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de prefeitos e representantes das cidades que compõem o Condemat, tendo como anfitrião o Prefeito de Arujá, Luis Camargo, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedades, Clau Camargo, além do Secretário do Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, gestores e autoridades governamentais que representam o interesse compartilhado entre consórcio, governo do Estado e governo municipal de promover qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos, principalmente dentro da área da Assistência Social.
Mais do que simplesmente fornecer moradia, a implementação da República Jovem é um investimento no desenvolvimento e autonomia integral dos jovens atendidos. Com o acompanhamento de tutores, assistentes sociais e psicólogos, os jovens assumem responsabilidades práticas, como a gestão da casa e a preparação das refeições, para desenvolverem habilidades essenciais para a vida cotidiana, além de terem acesso a encaminhamentos para a rede de benefícios, qualificação profissional e Políticas Públicas, garantindo o suporte socioassistencial necessário.
O prefeito de Arujá enfatizou o compromisso com o apoio integral aos jovens beneficiados pela iniciativa. “Estamos na expectativa de poder colaborar com essa casa, com empregabilidade e com nossos cursos. Nós faremos de tudo para dar o melhor atendimento e a melhor estrutura possível para todos os jovens que passarem por aqui”.
Ao reconhecer a singularidade de cada história, a República Jovem oferece um caminho seguro para o futuro, longe de estigmas, empoderando os jovens e incentivando a construção de projetos de vida sólidos.
O secretário de Estado ressaltou a importância desse ambiente acolhedor. “Esse sentimento de lar é o que deve prevalecer aqui nesse ambiente. A gente sabe que cada um vai percorrer a sua história e, com certeza, terão aqui, Governo do Estado e municípios da região, para poder abraçá-los. Nós, que somos gestores públicos, essa é a nossa responsabilidade, cuidar das pessoas e dar oportunidade para que elas possam avançar como cidadãos”.
O encontro entre o secretário estadual e os prefeitos da região e de Arujá aconteceu antes da apresentação da República Jovem, em evento no Parque dos Ipês, no Jardim Fazenda Rincão, com a participação da primeira-dama Clau Camargo, vereadores, do vice-prefeito Betinho, secretários municipais e representantes da região e da sociedade civil. Como novidade, a pasta do Estado assegurou estudar a viabilidade de um Bom Prato Móvel para Arujá e região.

Compartilhar

Mais notícias

Arujá celebra a chegada da primavera com caminhada pelas ruas do centro da cidade

No último domingo (29), Arujá foi palco de mais uma edição da Caminhada da Primavera, evento que reuniu participantes de […]

Corrida e Caminhada Noturna marcam os 173 anos de Arujá

Como parte das celebrações pelo aniversário de 173 anos de Arujá, será realizada no próximo dia 28 de junho a […]

Saúde de Itaquá lança programa Agiliza SUS com 35 mil vagas de atendimento

A espera por exames, consultas e pequenas cirurgias está com os dias contados em Itaquaquecetuba. A Secretaria de Saúde lançou, […]

Inscrições para o curso ‘Gestão Modular Sebrae 4 horas – Descomplique: Formação do Preço de Venda’ estão abertas

O curso de Gestão Modular Sebrae 4 horas- Descomplique: Formação do Preço de Venda está com as inscrições abertas. A […]