Arujá apresenta república jovem, em parceria com CONDEMAT e Governo do Estado de São Paulo

Na manhã desta quarta-feira (07), a cidade de Arujá sediou o encontro regional entre prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), e da entrega da unidade República Jovem, primeira na história da cidade. Durante a reunião, foi abordado ações na área de assistência social, e, logo após, realizada a entrega da República Jovem, coordenada pelo Condemat, em parceria com o Governo do Estado. A unidade inaugurada já está em funcionamento, e atenderá os municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá, Santa Isabel e Suzano, com uma vaga cada.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de prefeitos e representantes das cidades que compõem o Condemat, tendo como anfitrião o Prefeito de Arujá, Luis Camargo, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedades, Clau Camargo, além do Secretário do Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, gestores e autoridades governamentais que representam o interesse compartilhado entre consórcio, governo do Estado e governo municipal de promover qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos, principalmente dentro da área da Assistência Social.
Mais do que simplesmente fornecer moradia, a implementação da República Jovem é um investimento no desenvolvimento e autonomia integral dos jovens atendidos. Com o acompanhamento de tutores, assistentes sociais e psicólogos, os jovens assumem responsabilidades práticas, como a gestão da casa e a preparação das refeições, para desenvolverem habilidades essenciais para a vida cotidiana, além de terem acesso a encaminhamentos para a rede de benefícios, qualificação profissional e Políticas Públicas, garantindo o suporte socioassistencial necessário.
O prefeito de Arujá enfatizou o compromisso com o apoio integral aos jovens beneficiados pela iniciativa. “Estamos na expectativa de poder colaborar com essa casa, com empregabilidade e com nossos cursos. Nós faremos de tudo para dar o melhor atendimento e a melhor estrutura possível para todos os jovens que passarem por aqui”.
Ao reconhecer a singularidade de cada história, a República Jovem oferece um caminho seguro para o futuro, longe de estigmas, empoderando os jovens e incentivando a construção de projetos de vida sólidos.
O secretário de Estado ressaltou a importância desse ambiente acolhedor. “Esse sentimento de lar é o que deve prevalecer aqui nesse ambiente. A gente sabe que cada um vai percorrer a sua história e, com certeza, terão aqui, Governo do Estado e municípios da região, para poder abraçá-los. Nós, que somos gestores públicos, essa é a nossa responsabilidade, cuidar das pessoas e dar oportunidade para que elas possam avançar como cidadãos”.
O encontro entre o secretário estadual e os prefeitos da região e de Arujá aconteceu antes da apresentação da República Jovem, em evento no Parque dos Ipês, no Jardim Fazenda Rincão, com a participação da primeira-dama Clau Camargo, vereadores, do vice-prefeito Betinho, secretários municipais e representantes da região e da sociedade civil. Como novidade, a pasta do Estado assegurou estudar a viabilidade de um Bom Prato Móvel para Arujá e região.

Compartilhar

Mais notícias

PM impede roubo a Lojas Americanas de Santa Isabel

Ontem, 21 de julho, por volta das 10h25, a PM foi informada que um roubo estava em andamento nas Lojas […]

Manchester City, equipe de futebol amador de Arujá, é homenageada pela Câmara Municipal

A equipe de futebol amador Manchester City Arujá foi homenageada com uma Moção de Parabenização e Aplausos (nº 183/2023) pela […]

Vítima de sequestro agradece as forças de segurança pública por ter sido resgatada

A mulher feita refém durante uma tentativa de sequestro mediante PIX, que ocorreu no dia 27 de julho em Arujá, […]

Prefeitura de Arujá vistoria obras importantes para a cidade

A Prefeitura de Arujá vem realizando diversas obras pela cidade. Nesta semana, o prefeito Dr Camargo, acompanhado do secretário municipal […]