Arujá elege representantes para as próximas fases da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

As emergências climáticas foram o foco principal da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+), realizada em 29 de junho. O evento, que marcou o encerramento do Junho Verde, reuniu representantes das 14 cidades do consórcio para discutir e propor soluções para a crise climática. Entre os principais resultados da conferência, destaca-se a eleição de 44 delegados que representarão a região nas próximas fases estaduais e nacionais.

Dentre os delegados eleitos, ganham destaque os representantes da Associação dos Condomínios Horizontais de Arujá (Aconda) de Arujá, Jeferson Bauer e do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), Rose Amaral, que foram escolhidos para representar a cidade nas etapas futuras, juntamente com um representante da Secretaria de Meio Ambiente de Arujá. As próximas etapas estão previstas para ocorrer entre janeiro e maio de 2025. A eleição desses delegados é vista como um passo fundamental para fortalecer a representação regional em debates ambientais de grande importância.
Com cinco eixos temáticos — Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental — a conferência contou com a participação ativa de especialistas, técnicos e membros da sociedade civil. Adriano Leite, secretário executivo do CONDEMAT+, enfatizou a importância das cidades do consórcio trabalharem juntas em soluções ambientais. “O Meio Ambiente nunca vai deixar de ser um dos pontos fortes da atuação do CONDEMAT+”, afirmou.
Daniel Lima, coordenador da Câmara Técnica (CT) de Gestão Ambiental do CONDEMAT+ e secretário adjunto de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes, destacou a posição pioneira da região. “Somos a primeira região de São Paulo a fazer regionalmente a conferência. A Câmara Técnica tem trabalhado nos últimos anos para fortalecer as políticas públicas para alcançar os resultados esperados para a nossa região”, disse Lima.
Douglas Batista, coordenador adjunto da CT de Gestão Ambiental e secretário de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Agricultura e Habitação de Salesópolis, ressaltou a importância da Educação Ambiental na mitigação das mudanças climáticas. Solange Wuo Franco, diretora de Conselhos Municipais da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), reforçou a necessidade de gestão participativa.
Marina Balestero dos Santos, coordenadora de Planejamento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), sublinhou a urgência de respostas imediatas e ações de médio e longo prazo para tornar as cidades mais resilientes às emergências climáticas.
O evento também contou com palestras de David Tsai, do Observatório do Clima, e Aline Cardoso, do Instituto ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – América do Sul, que discutiram formas de os municípios contribuírem para a mitigação das mudanças climáticas e a importância de uma economia de baixo carbono. Vinícius Coimbra, do Programa Recicla Cidade – Associação Espaço Urbano, abordou a gestão de resíduos sólidos como uma oportunidade para a geração de renda e saúde pública.
A conferência, apoiada por diversas entidades, incluindo Sebrae e Fatecs da região, reforçou a importância da cooperação intermunicipal e a necessidade de fortalecer as políticas públicas ambientais. Os delegados eleitos, especialmente os representantes do Condema e Aconda, serão cruciais na continuidade desse trabalho nas etapas estadual e nacional da conferência.

Compartilhar

Mais notícias

Arujá amplia monitoramento inteligente e avança nas tratativas por unidade do Instituto Federal

Novas câmeras com sistema de leitura automática de placas (LPR) foram integradas ao sistema de monitoramento urbano de Arujá, em […]

Campanha do Outubro Rosa acontece neste sábado (18) nas UBSs de Arujá

Neste sábado (18), a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a Campanha do Outubro Rosa, […]

Segurança 4.0: Arujá terá 145 câmeras de monitoramento no 1º trimestre

Até março de 2023, Arujá deverá ter 145 câmeras de monitoramento em pleno funcionamento. A informação foi passada à imprensa […]

Eleições em Arujá: momento de decidir o futuro da cidade

Neste domingo, 6 de outubro, Arujá viverá um momento decisivo em sua história política, com a realização das eleições que […]