Itaquá inaugura instalação artística que une paisagismo e segurança alimentar na próxima terça (22)

Programa Jardins Comestíveis é uma Iniciativa da Ong Dia da Terra

Na próxima terça-feira (22), às 9h, o Parque Ecológico Mário do Canto de Itaquaquecetuba celebra o Dia da Terra com o lançamento do programa Jardins Comestíveis. A criação artística diretamente na natureza une princípios agroflorestais para produzir alimentos de qualidade e inclui atividades voltadas à mobilização da comunidade, além de empreendedorismo social, com foco na geração de renda.
O programa é idealizado pela Ong Dia da Terra, em parceria com o artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, e chega ao parque com o patrocínio da EDP, realização da Brazimage e do governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e com o apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, e do Instituto EDP.
A abertura da instalação ao público acontece a partir do dia 29 de abril com a realização de oficinas e vivências em técnicas agroflorestais. “Convidamos a população para conhecer e interagir com a obra, respeitando o espaço e as recomendações dos profissionais. O programa é importante para a cidade e trará muitos benefícios”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
A obra de arte no formato de uma árvore está instalada dentro e ao redor da EMEB Vereador Augusto dos Santos, com uma intervenção urbana de 1.200 m² do artista Jean Paul Ganem, em parceria com Iuri Timoner, agroflorestor e educador ambiental. Ela é composta por 100 espécies, a maioria comestíveis, sendo que 50 se tornarão hortas e no futuro uma floresta que alimenta.
A existência da escola foi a grande fonte de inspiração do artista para o projeto. “A árvore é um símbolo poderoso, é fonte de vida e a raiz dela está do lado da escola. Me fez refletir sobre a importância de educarmos as crianças para que estabeleçam um relacionamento saudável com a natureza”, destacou.
O espaço também funciona como um laboratório de estudo e pesquisa. Neste mês, serão realizadas oficinas para a comunidade voltadas à ecogastronomia. As inscrições para as aulas, que acontecem entre 29 de abril e 5 de junho, no Banco de Alimentos, estão abertas e vão até o dia 22.
Durante o curso, os participantes aprenderão práticas focadas em alimentação saudável e sustentável, com ênfase na utilização de produtos cultivados nos jardins da comunidade. Além de promover a autossuficiência alimentar e a geração de renda, o curso, financiado pelo Instituto Bia Rabinovich, oferece uma experiência prática no preparo de conservas e outros produtos. Os alunos receberão certificado, um kit com caderno de receitas e uma mini horta para cultivar.
“Mais do que um jardim, vamos entregar um espaço vivo de aprendizagem, saúde, beleza e pertencimento. O programa representa a essência do Dia da Terra: regenerar o solo e os vínculos entre pessoas, natureza e territórios. É uma honra ver Itaquaquecetuba se tornar referência nesse movimento com o apoio da EDP, da prefeitura e de tantos parceiros comprometidos com um futuro mais justo, verde e coletivo”, finalizou Mozart Mesquita, diretor executivo da Ong.

Compartilhar

Mais notícias

Projeto de Paulinho Maiolino cria Semana de Prevenção ao Câncer de Boca

Foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara de Arujá o projeto que cria no município a Semana […]

Confira as oportunidades de emprego disponíveis em Arujá

A Prefeitura de Arujá informa que o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e a plataforma Arujá Emprega estão com […]

‘Saúde nos Bairros’ realizou 344 atendimentos em 4 dias de ação

O programa municipal “Saúde nos Bairros”, da Prefeitura de Arujá, realizou na última quinta-feira (07) sua 4ª ação, desta vez […]

Com wi-fi livre UBS do Nova Arujá é entregue totalmente revitalizada

Entregue na manhã da última terça-feira (29), pela Prefeitura de Arujá, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Arujá é […]