Megaoperação conjunta combate ocupação de terra e desmatamento irregular no bairro da PL, em Arujá

Uma grande operação integrada foi realizada nesta sexta-feira (7) no bairro da PL, em Arujá, para combater a invasão de terras e o desmatamento irregular em uma área localizada em uma travessa de rua particular que dá acesso à Estrada da PL. A ação contou com a participação de diversos órgãos estaduais e municipais e resultou na demolição de construções irregulares em Áreas de Proteção a Mananciais (APM), reafirmando o compromisso das autoridades com a preservação ambiental e a segurança dos recursos hídricos.
No local, vinha sendo construído um conjunto de casas de forma irregular, com supressão de vegetação nativa e ocupação em área de preservação. Algumas edificações inabitadas foram demolidas, enquanto outros proprietários foram notificados para regularização ou desocupação da área.
A operação envolveu a Polícia Militar Ambiental, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), a CETESB, o CREA, o CRESCE (Coordenadoria de Regularização e Controle de Solo e Edificações), a concessionária Eletro e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Guarda Civil Municipal. A ação integra o trabalho do Grupo de Fiscalização Integrada Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC), coordenado pela Divisão de Proteção e Fiscalização Ambiental (DPFA) da SEMIL, que atua de forma conjunta no combate às ocupações irregulares e na preservação de áreas ambientalmente sensíveis.
Em nota oficial, a Prefeitura de Arujá destacou que a operação foi realizada em cumprimento a um ofício do Governo do Estado e da SEMIL, dentro da legislação ambiental paulista, e faz parte de um conjunto de medidas contínuas voltadas à proteção das áreas de mananciais e ao controle do parcelamento irregular do solo. A nota também menciona que o grupo desenvolve ações de educação ambiental, com foco na conscientização da população sobre a importância da preservação das APMs e do uso sustentável dos recursos naturais.
A Prefeitura reforçou ainda que seguirá apoiando ações integradas de fiscalização e combate às construções irregulares, com o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente em Arujá.

Compartilhar

Mais notícias

Novembro Azul em Arujá registra 611 atendimentos, mais que o dobro do ano passado

A campanha Novembro Azul em Arujá alcançou um marco significativo no último sábado (23), com 611 atendimentos realizados nas Unidades […]

Campanha de Doação de Sangue será realizada de 17 a 19 de novembro; interessados devem fazer agendamento

Pela 18ª vez o grupo Amigo de Arujá, em conjunto com o Lions Clube de Arujá, através do Hemocentro São […]

A Escola Técnica Municipal 4.0 está com inscrições abertas para o curso de impressão 3D

A Escola Técnica Municipal 4.0 está com vagas abertas para o curso gratuito de Impressão 3D. Os alunos aprenderão a […]

Jovens do CCCA Centro de Arujá criam painel para o dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, Arujá se uniu ao resto do Brasil para celebrar o Dia da Consciência Negra, honrando […]