Sirley Terenciano: 40 anos de escotismo

O leque de opções de trabalho voluntário é bastante vasto, porém, alguns acabam ficando menos visíveis que outros. Nessa edição destacamos o trabalho desenvolvido pelos voluntários do Movimento Escoteiro.
Em Arujá o Grupo Escoteiro foi fundado no dia 08 de agosto de 1987 tendo à frente Sirley Terenciano, que comemorou recentemente 40 anos de escotismo, sendo dois no grupo Umuarama, que tem sede na capital paulista, e 38 anos em Arujá.
Residente no município desde de 1980, Sirley ouvia os filhos, ainda garotinhos, dizer que queriam ser escoteiros. Como não havia grupo escoteiro em Arujá, a mãe se obrigou a levar os garotos para São Paulo. Lá eles iniciaram escotismo no grupo Umuarama, sediado no Ibirapuera. Durante o tempo em que os garotos recebiam instruções, ela ficava observando, depois voltavam para Arujá. Nesse período foi tomando gosto pelos ensinamentos escoteiros, passando em seguida a auxiliar a chefia nos trabalhos. Pela dedicação e cursos realizados Sirley recebeu a promessa Escoteira, ou seja, fez o juramento escoteiro no dia 05 de outubro de 1985, tornando-se se membro efetivo do escotismo. Dentro do grupo Umuarama, Sirley motivou a chefia a promover um evento escoteiro em Arujá. Na ocasião recebeu todo o apoio do então prefeito Toninho da Pamonha. O evento denominado Acantonamento Distrital foi realizado na escola PEMA II (antiga denominação das escolas municipais) nos dias 12 e 13 de outubro de 1985, contando com a participação dos Grupos Escoteiros: Umuarama, Abaeté, Piratinins e Messiânicos do Sul, oportunidade em que diversas autoridades do município se fizeram presente, entre eles o prefeito Toninho da Pamonha, seu vice Abel Larini e vereadores. Foi nessa ocasião que o prefeito Toninho da Pamonha expôs seu desejo, que Arujá tivesse o seu próprio grupo escoteiro.
Sirley ficou entusiasmada com a ideia, ao mesmo tempo em que fazia outros cursos para evoluir no escotismo, até que, em agosto de 1987 conseguiu fundar o grupo escoteiro Arujá. Estavam entre os convidados na inauguração vários voluntários que ela havia atraído para essa nova missão, e, nesse dia foi nomeada Chefe do Grupo Escoteiro Arujá (hoje denominado Diretora Presidente). Nesse posto permaneceu por 14 anos. Porém, por motivos de trabalho, no ano 2000 ela foi obrigada a ficar durante a semana na capital paulista, inviabilizando seus trabalhos na chefia do Grupo. Sem que houvesse outra pessoa preparada para assumir o Grupo, abriu-se, então, um hiato no Grupo Arujaense. Porém, Sirley continuou repassando seus conhecimentos em outros grupos, a exemplo do Grupo Escoteiro Araribóia (SP), Grupo Escoteiro Jacareí, Grupo Escoteiro Maha-Dei (Guarulhos), depois sabendo da fundação de um novo grupo em Arujá, o Grupo Escoteiro Sion, foi participar, e, em 2015, decidiu reativar o Grupo Escoteiro Arujá. Hoje com 81 anos de idade, ela continua colocando sua energia e vitalidade para que o grupo atue a todo vapor.

O que é o movimento escoteiro
O Escotismo é um trabalho educativo que oferece aprendizado, desenvolvimento de vida, trabalho em equipe, incentivo e liderança, respeito aos próximos e as diferenças, cuidados com o meio ambiente, levando esses ensinamentos para crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Importante destacar que todos os envolvidos atuam de forma voluntária, promovendo a paz e contribuindo ativamente com a construção de um mundo melhor.
Nos Grupos Escoteiros são realizadas diversas atividades com base no programa educativo próprio, entre eles destacamos: acampamentos, jogos, brincadeiras educativas, ações e auxílio, atividades ao ar livre, levando os participantes ao seu próprio desenvolvimento tendo opção para tomar decisões e, sendo incentivada a fazer escolhas, bem como a lidar com os resultados das escolhas.
O escotismo utiliza a experiência pessoal e práticas variadas para auxiliar na construção de valores, do caráter, buscando entregar para a sociedade jovens que envolvam em diferentes causas e façam a diferença em suas comunidades.
Vale ainda lembrar que o escotismo atua levando conhecimentos a crianças a partir de seis anos e meio, denominados como Lobinhos, Escoteiros com 10,5 anos, sênior com 14,5 anos e, pioneiros com 17,5 anos, chefia com 22 anos em diante.

Compartilhar

Mais notícias

Atleta de Arujá representará o Brasil no Campeonato Mundial de tiro na República Tcheca

Morador de Arujá e atleta profissional de tiro, Paulo Henrique Bleasby, o Pahe Bleasby, visitou na manhã desta quinta-feira (8) […]

Guarda Mirim de Arujá forma 28 alunos e recebe 33 novos integrantes

O ginásio Habib Tannuri sediou a formatura de 28 Guardas Mirins de Arujá, assim como a homenagem a outros 50 […]

Prefeitura reajusta remuneração de profissionais da Educação

Cumprindo determinação contida no Plano Municipal de Educação (PME), no que diz respeito à meta nº 17, foi sancionado pelo […]

1ª Feijoada Beneficente da ONG Doutores do Riso é sucesso

Aconteceu no último dia 15 de abril a primeira feijoada beneficente da ONG (Organização Não Governamental) Doutores do Riso. A […]