A Diretoria da Pessoa com Deficiência de Arujá participou, nesta quarta-feira (15), de uma reunião extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), realizada na Casa dos Conselhos, para dar sequência à construção da Pesquisa Censitária das Pessoas com Deficiência no município. A pesquisa foi anunciada em dezembro pela Prefeitura de Arujá e pela Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, por meio da Diretoria.
O encontro teve como foco a elaboração do formulário que será utilizado no levantamento. O instrumento será responsável por reunir informações precisas sobre quantas pessoas com deficiência vivem em Arujá, quais são os tipos de deficiência e como esse público acessa serviços de apoio e acompanhamento, tanto na rede pública quanto na privada.
Durante a reunião extraordinária, os conselheiros do CMDPcD, representantes do poder público e da sociedade civil, contribuíram com sugestões e análises das perguntas propostas pela Diretoria da Pessoa com Deficiência. O encontro contou com a presença de Ronilson Silva, diretor da Diretoria da Pessoa com Deficiência e conselheiro, da presidente do CMDPcD, Mirian Fonseca, além dos demais membros do colegiado. O objetivo foi assegurar que o levantamento de dados reflita a realidade do cotidiano das pessoas com deficiência no município e sirva de base para o planejamento e o aprimoramento das políticas públicas de inclusão, acessibilidade e garantia de direitos.
A construção do formulário de forma participativa é uma das etapas do desenvolvimento da Pesquisa Censitária das Pessoas com Deficiência, que seguirá até o início da coleta de dados. A expectativa é que as informações levantadas fortaleçam o diagnóstico do município e orientem ações mais alinhadas às necessidades da população PcD.




