A Casa dos Conselhos, localizada no centro de Arujá, recebeu nos dias 2 e 3 de agosto os conselheiros municipais titulares e suplentes para cursos de capacitação promovidos pela Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Governo. Os cursos são ministrados para os 198 membros de todos os 18 Conselhos Municipais, representantes da Sociedade Civil e do Poder Público de Arujá, que atuam na Cidade em diferentes áreas, como Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, entre outras.
A capacitação está sendo realizada em formato híbrido, combinando palestras presenciais e mais de 60 horas de conteúdo digital, sobre Comunicação Intrapessoal e Interpessoal, Controle Emocional nos Atendimentos e Trabalho Conjunto entre os Conselhos Municipais, ministrados por Rodrigo Delarmelino, trainer em Programação Neurolinguística, especializado em Neurociência aplicada ao comportamento e coordenador do Instituto Guida Souza e Etelma Souza, psicóloga e consultora em Direitos da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas.
A iniciativa teve como objetivo oferecer treinamento sobre temas fundamentais para a atuação dos conselheiros no dia a dia. Como a forma adequada para se comunicar com o público interno e externo, trabalhar o lado psicológico para proporcionar o melhor atendimento possível aos munícipes e a importância do trabalho conjunto entre os conselhos.
Participaram na quarta-feira (02), os Conselhos Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Fundeb. Já na quinta-feira (03), seis Conselhos participaram do curso, sendo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidados e Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência (Cogescol), Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Conselho dos Usuários da Municipalidade e Conselho Municipal de Cultura. Para o dia 8 (último dia da capacitação), estão previstas as participações dos Conselhos da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal do Idoso e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Conselho Gestor do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura e dos representantes do Poder Público e da sociedade civil.
A iniciativa da atual gestão recebeu ampla aprovação dos participantes, que destacaram a importância do investimento na capacitação contínua e melhoria dos serviços públicos oferecidos à população de Arujá, além da colaboração entre o governo municipal com os Conselhos da Cidade, que desempenham um papel fundamental na democracia participativa, permitindo que a comunidade seja ouvida e participe, ativamente, das decisões que impactam o Município.
Com o sucesso da iniciativa, a Prefeitura de Arujá e a Casa dos Conselhos planejam estender a capacitação para outras datas, permitindo que mais profissionais tenham acesso a esse treinamento.
Esta é a segunda vez que a Secretaria Municipal de Governo capacita seus servidores e colaboradores.
Em dezembro do ano passado, as equipes das linhas de frente da Saúde e Educação, além de beneficiários do Programa Municipal Frente de Trabalho, fizeram cursos de Atendimento ao Público e Trabalho em Equipe no Parque dos Ipês, sendo capacitadas 239 pessoas. Também houve cursos de Comunicação efetiva e atendimento humanizado para todos os Conselhos, com 152 inscritos. Vale lembrar que a Casa dos Conselhos foi inaugurada em junho deste ano, abrigando oito Conselhos Municipais, e que a Secretaria Municipal de Governo está com um projeto de instituir, em breve, a Escola de Governo, que oferecerá mais cursos de capacitação.
Mais notícias
Orçamento 2023: emendas serão lidas na Sessão de segunda-feira
As 130 emendas apresentadas pelos vereadores ao projeto de Lei nº 99/2022, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023, […]
Na Tribuna, Gabriel fala sobre troca de lâmpadas e área de lazer no Jordanópolis
Na última sessão ordinária da Câmara de Arujá realizada segunda-feira (4), o vereador Gabriel dos Santos (PSD), utilizou a Tribuna […]
DER burocratiza obra de iluminação na Mogi-Dutra, prejudica moradores e gera indignação
A ausência de iluminação pública em um trecho crucial da rodovia Mogi-Dutra tem gerado transtornos e insegurança para os moradores […]
Conseg realiza última sessão ordinária e fecha trabalhos de 2023
O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) realizou sua última sessão ordinária do ano de 2023, encerrando seus trabalhos. O encontro […]