Atividades marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Apae de Arujá

Com o tema Superar Barreiras para Garantir a Inclusão, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Arujá realizou de 21 a 26 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Vale destacar que a data é comemorada em todo País. Sendo idealizada pela Federação Nacional das Apaes e instituída oficialmente pela Lei nº 13.585/17, a semana visa mostrar a população como as instituições trabalham na inclusão da pessoa com deficiência.
Em Arujá a semana começou com palestras. Já na terça-feira (23), aconteceu a 1ª Oficina Pedagógica, realizada por todo corpo docente da APAE de Arujá, coordenado pela Diretora Escolar Srª Luana Almeida Marques da Cunha. O evento foi aberto com uma apresentação teatral de nossos alunos juntamente com a professora de Artes da Instituição Professora Rosana Almeida. Reunindo cerca de 200 pessoas, dentre elas educadores da rede municipal e particular do município, estando a Rede Estadual – Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, representada por mais de 150 profissionais. A atividade contou com a realização de oficina com circuito de atividades pedagógicas, lúdicas e adaptadas, além da exposição de materiais estruturados e um bate-papo esclarecendo dúvidas dos professores da rede.
Já na quarta-feira (24), aconteceu o Circuito Psicomotor, que também contou a participação da Rede Estadual -Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, com mais de 60 educadores físicos que puderam não só observarem os alunos na prática de aula, como também exploraram um espaço preparado com materiais diversificados, como pneus, colchonetes, bambolês, cones, cama elástica, entre outros. O objetivo foi sugerir movimentos corporais como subir, descer, rolar, rastejar, saltar, arremessar, etc. Além disso, participaram juntamente com os alunos e atendidos de uma aula de capoeira adaptada, com o monitor de capoeira professor Daniel Nunes, finalizando o dia com uma palestra sobre a importância da avaliação física, ministrada pelos profissionais Carlos Alberto Medeiros Filho e Victor Britto.
Na quinta-feira (25) houve a visita dos alunos à Secretaria de Segurança Pública e na parte da tarde, coordenado pela Gisele Silva do setor de captação de recursos, aconteceu uma aula de culinária para alguns empresários parceiros juntamente com os atendidos que participam do programa Preparar para Incluir. Instituído em 2018, a programa, que é pioneiro entre as Apaes, prepara a pessoa que possui a deficiência intelectual para o mercado de trabalho de fato.
Segundo Marilda Ângela, Assistente Social da Apae de Arujá, o Preparar para Incluir visa realmente inserir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho e, realmente o incluindo na sociedade. Dentro do Programa, os assistidos têm aula de informática, panificação e horta e jardim. Além disso, apreendem sobre rotinas administrativas além de terem todo acompanhamento com psicólogo e assistente social. Ao demonstrarem aptidões para determinada área, essas pessoas são admitidas em empresas parceiras e acompanhados pela equipe da APAE.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na APAE de Arujá foi finalizada ontem (26), com apresentação uma palestra esclarecedora sobre Linguagem e Alimentação, ministrada pela Fonoaudióloga Luciana Midori Kano Obi e no período da tarde ocorreu na APAE de Ferraz de Vasconcelos o Circuito de Dama e Dominó e os alunos arujaenses participaram desta integração entre as Apaes do Alto Tietê.
Todos os eventos foram transmitidos ao vivo pelas redes sociais da Instituição.

Compartilhar

Mais notícias

UBS do Barreto recebe obras de reforma e ampliação

Em breve, a Prefeitura de Arujá irá entregar praticamente uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Parque Rodrigo Barreto, […]

Projeto de Maiolino prevê atendimento em até 120 dias para mulher com câncer de mama

Por iniciativa do vereador Paulinho Maiolino (PSD), o Plenário da Casa de Leis aprovou o projeto de Lei nº. 181/2023, […]

Cidadão Arujaense: bispo dom Pedro recebe título em sessão solene

Com a Casa de Leis lotada, o bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Stringhini, foi agraciado […]

Fábio Cabeção toma posse como vereador

A 78ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Arujá, realizada na última segunda-feira (07/11), foi marcada pela cerimônia de posse […]