Vereador Mirim: Estudantes de Arujá vão às urnas para escolha dos seus representantes

Iniciativa simulou o processo eleitoral real para alunos do 6º ao 9º ano de 11 instituições de ensino, entre as quais, a Apae

Nesta terça e quarta-feiras (24 e 25/03) as escolas públicas e particulares de Arujá se transformaram em verdadeiras seções eleitorais. Alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental de 11 escolas das redes pública e privada participaram das eleições do projeto Vereador Mirim, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de Arujá. Os alunos da Apae também participaram do programa.

A iniciativa acontece há três anos e visa proporcionar uma vivência prática do processo democrático e aproximar os jovens do Poder Legislativo. A programação de 2026 teve início em fevereiro, com a capacitação dos agentes escolares, entrega do manual de orientação do projeto, calendário de atividades e teste para utilização da plataforma de suporte aos participantes.

“Por meio desta ação, levamos para a sala de aula conhecimento sobre cidadania, democracia, responsabilidades dos poderes Legislativo e Executivo e mais do que isso – mostramos para o jovem, desde cedo, a importância de exercer seu direito como cidadão”, afirma a presidente da Câmara, Professora Cris (PSD).

O pleito mirim foi organizado para replicar a estrutura de uma eleição real. Os estudantes passam por todas as etapas: conhecem as propostas dos seus colegas candidatos, participam de debates e, finalmente, exercem seu direito ao voto de forma organizada, utilizando urnas e cabines de votação. Já os alunos, que são candidatos, divulgam seus projetos e propostas para a cidade e conversam com os eleitores e eleitoras – os colegas da escola – para convencê-los de apoiar a ideia.

Após a apuração dos votos, os eleitos iniciam a etapa de atividades na Câmara de Arujá, entre as quais, a mais aguardada: a Sessão Solene de Posse e Diplomação, prevista nesse ano para o dia 29/4. Mas os legisladores mirins ainda assumem outros compromissos. Eles fazem uma visita guiada à Casa Legislativa, participam de uma oficina de elaboração de projetos e, por fim, da Sessão Solene de votação das propostas. Um ciclo completo para entender a importância do exercício do mandato parlamentar.  

Confira as escolas que participaram do processo eleitoral nessa edição:

  • Colégio Hipercubo
  • Colégio Objetivo Arujá
  • Colégio Ipê
  • Colégio Ideal Arujá
  • Colégio Little Star
  • APAE
  • EE Ana Maria de Carvalho Pereira
  • EE Professor Geraldo Barbosa de Almeida
  • EE. Pastor Carlos Richard Strautmann
  • EE Benedito Manoel dos Santos
  • EE Esli Garcia Diniz
  • EE Amadeu Rodrigues Norte
Compartilhar

Mais notícias

Emendas na área da Saúde focam na realização de mutirões, compra de equipamentos e gestão de medicamentos

Emendas apresentadas pelos vereadores ao orçamento da Secretaria de Saúde foram especialmente direcionadas à criação de ações e programas voltados […]

Arujá conquista 1º lugar no Alto Tietê no ranking ‘Siconfi’ do Tesouro Nacional

Arujá conquistou, recentemente, mais um importante título, que atesta a seriedade e transparência da gestão municipal no trato com o […]

CCR RioSP e Instituto CCR fazem campanha para pedestres em Arujá com apoio do Departamento de Trânsito da cidade

A CCR RioSP e o Instituto CCR, em parceria com o Projeto Help e o Departamento de Trânsito de Arujá, […]