Arujá realiza mês da conscientização do Autismo com encontros, palestras e oficinas sensoriais

A Diretoria da Pessoa com Deficiência, por meio da Prefeitura de Arujá, em parceria com diversas instituições e profissionais da cidade promoveu, ao longo do mês de abril, uma série de ações em alusão ao Mês da Conscientização do Autismo. Com o compromisso de ampliar o entendimento da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a programação foi estruturada em três principais eixos: Escuta, Formação e Participação.

O primeiro eixo teve como destaque a roda de conversa entre familiares e autistas, realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro, no dia 23. O encontro foi marcado por escuta sensível, partilha de experiências e fortalecimento de vínculos. A troca direta proporcionou uma importante reflexão sobre as diferentes vivências, dentro do espectro, e sobre as múltiplas possibilidades de desenvolvimento e autonomia.

No segundo eixo, a formação técnica ganhou espaço com a palestra da psiquiatra Laís Vieira, da psicóloga Alana Mileide e da fonoaudióloga Letícia Franchini (Funamse). O evento, realizado no Anfiteatro Municipal, no dia 24, abordou temas fundamentais sobre diagnóstico, acolhimento e intervenções baseadas em evidência, com foco na desmistificação e na quebra de tabus sobre o TEA. A palestra foi aberta ao público e contou com a presença de educadores, profissionais da saúde e familiares.

Já o terceiro eixo foi voltado diretamente à participação ativa das pessoas autistas. Duas oficinas sensoriais foram realizadas nos dias 28 e 29 – a Oficina de Culinária Afetiva, com preparo coletivo de salada de frutas e biscoitos, realizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, que abriu as portas para que a oficina pudesse acontecer e a Oficina de Horta Sensorial, realizada no Parque dos Ipês, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde os participantes puderam plantar, tocar, cheirar e montar suas próprias hortinhas, em parceria com a Fast Flores Floricultura Atacadistas.

Essas atividades foram pensadas para estimular os sentidos e promover bem-estar, respeitando o tempo e as preferências de cada participante. Ambas foram lançadas como projetos-piloto, com a intenção de se tornarem ações permanentes, inclusive sendo reafirmadas pela primeira-dama Clau Camargo.

A Diretoria da Pessoa com Deficiência agradece a todos os parceiros envolvidos, aos profissionais que voluntariamente contribuíram e às famílias que participaram. O sucesso das ações reafirma o compromisso da cidade de Arujá com uma sociedade mais diversa, acessível e anticapacitista.

Compartilhar

Mais notícias

Novas vagas de emprego em Arujá

Confira as vagas disponíveis e envie seu currículo!Para mais informações, acesse o site Arujá Emprega: http://servicosonline.prefeituradearuja.sp.gov.br/servicosonline/arujaemprega/Auxiliar de escritório: 01 vaga. […]

Fundo Social de Solidariedade de Arujá forma 13 alunos em curso de técnicas para costura em tecido e malha

O curso de “Técnicas para Costura em Tecido Plano e Malha”, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade de Arujá, em […]

Blindagem mais acessível? Com a Auto-Blin é possível

Antes um privilégio de motoristas muito abonados, proprietários de importados de altíssimo luxo, o carro blindado começa a conquistar novos […]

Reforço na Proteção à Mulher: Prefeitura entrega novo veículo para DDM de Arujá

Na manhã de ontem (12), a Prefeitura de Arujá entregou para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Arujá […]