Arujá realiza mês da conscientização do Autismo com encontros, palestras e oficinas sensoriais

A Diretoria da Pessoa com Deficiência, por meio da Prefeitura de Arujá, em parceria com diversas instituições e profissionais da cidade promoveu, ao longo do mês de abril, uma série de ações em alusão ao Mês da Conscientização do Autismo. Com o compromisso de ampliar o entendimento da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a programação foi estruturada em três principais eixos: Escuta, Formação e Participação.

O primeiro eixo teve como destaque a roda de conversa entre familiares e autistas, realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro, no dia 23. O encontro foi marcado por escuta sensível, partilha de experiências e fortalecimento de vínculos. A troca direta proporcionou uma importante reflexão sobre as diferentes vivências, dentro do espectro, e sobre as múltiplas possibilidades de desenvolvimento e autonomia.

No segundo eixo, a formação técnica ganhou espaço com a palestra da psiquiatra Laís Vieira, da psicóloga Alana Mileide e da fonoaudióloga Letícia Franchini (Funamse). O evento, realizado no Anfiteatro Municipal, no dia 24, abordou temas fundamentais sobre diagnóstico, acolhimento e intervenções baseadas em evidência, com foco na desmistificação e na quebra de tabus sobre o TEA. A palestra foi aberta ao público e contou com a presença de educadores, profissionais da saúde e familiares.

Já o terceiro eixo foi voltado diretamente à participação ativa das pessoas autistas. Duas oficinas sensoriais foram realizadas nos dias 28 e 29 – a Oficina de Culinária Afetiva, com preparo coletivo de salada de frutas e biscoitos, realizada em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, que abriu as portas para que a oficina pudesse acontecer e a Oficina de Horta Sensorial, realizada no Parque dos Ipês, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde os participantes puderam plantar, tocar, cheirar e montar suas próprias hortinhas, em parceria com a Fast Flores Floricultura Atacadistas.

Essas atividades foram pensadas para estimular os sentidos e promover bem-estar, respeitando o tempo e as preferências de cada participante. Ambas foram lançadas como projetos-piloto, com a intenção de se tornarem ações permanentes, inclusive sendo reafirmadas pela primeira-dama Clau Camargo.

A Diretoria da Pessoa com Deficiência agradece a todos os parceiros envolvidos, aos profissionais que voluntariamente contribuíram e às famílias que participaram. O sucesso das ações reafirma o compromisso da cidade de Arujá com uma sociedade mais diversa, acessível e anticapacitista.

Compartilhar

Mais notícias

Golpe do falso acidente de trânsito faz nova vítima na Mogi-Dutra

Um homem de 57 anos foi sequestrado na manhã da última quinta-feira (12), na rotatória que dá acesso à Rodovia […]

Concessionária desvia tráfego na Dutra, neste fim de semana, para desmontar viaduto

Haverá desvio de tráfego da via expressa da Via Dutra, nos dois sentidos, para as pistas marginais, entre as 22 […]

Festival de Inverno do Mogi Shopping promove a 2ª Edição do Circuito do Café

O Mogi Shopping promoverá a 2ª Edição do Circuito do Café, de 17 a 31 deste mês, como parte da […]

24ª Campanha Solidária de Doação de Sangue em Arujá

Nos dias 21 e 22 de novembro, das 9h às 15h, Arujá receberá a 24ª Campanha Solidária de Doação de […]