Casa Rosa e Azul: Arujá inaugura centro de apoio psicossocial a pacientes com câncer

No último dia foi inaugurada em Arujá a “Casa Rosa e Azul”, o primeiro centro de apoio e acolhimento a pacientes oncológicos da cidade, oferecendo um ambiente totalmente acessível, com atendimento multidisciplinar e integrativo, incluindo serviços psicossociais e atividades terapêuticas. Com o apoio fundamental da Prefeitura de Arujá, a Casa Rosa e Azul oferece um acesso imediato e descomplicado para pacientes com câncer, iniciando suas atividades já a partir da próxima segunda-feira. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na Rua Espanha, 750, Jardim Rincão. Os interessados podem acessar a unidade por meio de encaminhamento da rede de saúde ou via demanda espontânea, apresentando o laudo médico que comprove a condição de câncer.
A unidade prevê atendimentos de assistência social, psicologia, fisioterapia e nutrição, além de oficinas integrativas, como acupuntura, reiki, yoga e massagem relaxante, e um espaço integrado de beleza, que incluirá serviços de maquiagem, manicure, pedicure e podologia. Um destaque especial é a iniciativa de criação de um show room de perucas, com confecção própria para mulheres com câncer, que também funcionará como ponto de coleta para doação de cabelos. Estas atividades serão organizadas de acordo com temáticas e datas festivas, adaptando-se às demandas recebidas pela unidade.
Durante a cerimônia de inauguração, o vereador Paulinho Maiolino, idealizador do projeto, destacou a importância da parceria público-privada, culminando na entrega do espaço que promete ser um modelo para futuras iniciativas de enfrentamento a problemas de saúde complexos, com acompanhamento especializado e escuta qualificada.

Já o prefeito de Arujá, Dr. Luís Camargo, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, ressaltou a urgência e a prioridade dada à saúde na gestão municipal. “A saúde tem pressa. E é assim que a gente tem procurado se comportar… cuidando das pessoas, principalmente as que mais precisam. Quem está em recuperação do câncer, de fato, está em situação vulnerável. Então, é uma demanda que, quando o Paulinho fez a sugestão: ‘Prefeito, vou destinar a emenda para cuidar de arujaenses neste perfil’. Não poderia ser outra resposta. ‘Paulinho, é para quando? É agora? Vamos fazer agora!’ E agora estamos inaugurando, disse o prefeito, refletindo o compromisso da administração com a saúde e bem-estar dos munícipes. Ele ainda destacou outras iniciativas pioneiras já realizadas na cidade, como o andamento da construção do hospital municipal, hospital pró-criança, farmácia com funcionamento nos fins de semana, construção da UTI Neonatal, a unidade móvel do programa Saúde nos Bairros e o Centro de Especialidade Médica, agora equipado com serviços de endoscopia e colonoscopia.
Estiveram presentes na inauguração o secretário-adjunto de Saúde, Dr. Clóvis; a presidente da ONG Doutores do Riso e diretora da unidade Casa Rosa e Azul, Daniele Marçal, bem como vereadores do município, representantes do poder público e privado, e demais pessoas.

Compartilhar

Mais notícias

Prefeitura lança programa ‘Desenvolve Arujá’ para gerar cerca de 10 mil empregos nos próximos anos

Foco na Geração de Emprego e Renda com a criação de cerca de 10 mil empregos nos próximos anos. Este […]

Gilmara Lucchesi recebe Diploma de Honra ao Mérito

Na noite da última terça-feira (31), a personal trainer e criadora da Let’s Run Assessoria Esportiva, Gilmara Lucchesi, foi homenageda […]

Reivindicações por tolerância e igualdade marcam Sessão Solene de 8 de março

A celebração do 8 de março – Dia Internacional da Mulher – na Câmara de Arujá foi marcada por manifestações […]

PAV da Receita Federal já é realidade em Arujá

Na manhã da última quinta-feira (14), a Prefeitura de Arujá deu mais um passo importante para o desenvolvimento da cidade. […]