Balanço: Camargo classifica o ano como de grandes realizações e diz que “2024 não será diferente”

À frente da Prefeitura de Arujá, o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, faz um balanço das ações realizadas em 2023. “Foi um ano bastante positivo, pois conseguimos viabilizar grandes feitos, como a inauguração do INSS, a ampliação do nosso efetivo da GCM, bem como de viaturas; colocar em funcionamento as mais de 400 câmeras de monitoramento com nosso moderno Centro de Operações Integradas (COI), inaugurar a pista de pump track e nosso 1° parque ecológico. Também iniciamos a construção do nosso segundo parque no Jordanópolis, que será inaugurado no começo do ano que vem, entre outras conquistas importantes para a cidade, como o início da construção do Pró-Criança e do nosso Hospital Geral, cujas obras acompanho diariamente. Ainda temos para o ano que vem a escola municipal de período integral no Jordanópolis, a creche da rua Deolinda, no Barreto, e ainda na área da Educação, o Governo do Estado também nos afirmou que haverá uma escola estadual, em breve, para a região do Jardim Emília”, enumerou o chefe do Executivo Municipal.
O prefeito relembrou quando assumiu o comando da administração de Arujá em 2021, em plena pandemia, que o município conquistou o 50° lugar no ranking da vacinação Covid entre as cidades brasileiras de seu porte, conforme levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). Mais recentemente, Arujá recebeu a certificação de Município Verde & Azul, quando o prefeito participou, no dia 19, no Palácio dos Bandeirantes, junto ao governo do estado, da cerimônia que concedeu o certificado a Arujá, que a coloca entre as cidades mais sustentáveis do Estado de São Paulo. O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Governo de SP, que avalia as cidades na questão ambiental, de acordo com suas iniciativas e desempenho em questões de sustentabilidade e de governança.
Arujá obteve uma classificação histórica, atingindo o ranking de 73 pontos na avaliação de 2023, melhorando sua participação que, no ranking do ano de 2019, era de apenas 29 pontos, subindo para 40 pontos em 2020. Foram analisadas as diretivas dos temas estratégicos avaliados: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.
Além do reconhecimento e inclusão no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, o que comprova o empenho do governo municipal em promover o crescimento e desenvolvimento de forma sustentável, Arujá está na 4ª colocação entre os municípios do Alto Tietê com maior Produto Interno Bruto (PIB), com R$ 8,2 bilhões, e se manteve na liderança na renda per capita, ficando na 257ª colocação no Brasil e a 38ª com melhor resultado no Estado. “Para fechar o ano com chave de ouro, conseguimos a certificação, agora em dezembro, do Município Verde & Azul, e isso mostra que é possível crescimento com sustentabilidade, com preocupação com o meio ambiente”, avaliou o prefeito.
Aliás, de 2021 para cá, Arujá vive um novo momento em sua história, segundo ressaltou Dr. Camargo: “Até agora não paramos um dia de trabalhar, e só quem ama o que faz e ama a cidade consegue reunir forças, em meio às adversidades, para continuar nessa batalha cotidiana. Por isso, nosso lema, desde os 30 dias de inaugurações em junho, mês de aniversário de Arujá, tem sido “É Tempo de Conquistas”, pois esse é o momento que nosso município vive, e por isso tenho a convicção de que 2024 será mais um ano em que deixaremos um legado marcado na história da cidade. E que venham mais sonhos a serem realizados, porque o trabalho não pode parar”, concluiu.

Compartilhar

Mais notícias

Meiwa Embalagens continua inovando em suas práticas de responsabilidade Sócio Ambiental

O Jornal da Cidade acompanhou, na quarta-feira, 08 de fevereiro, uma dinâmica realizada nas dependências da Meiwa Embalagens, a qual […]

Professor Clóvis de Barros Filho fará palestra gratuita em Arujá

Para comemorar os 172 anos de Arujá, que faz aniversário neste sábado, 8 de junho, e o 1º ano da […]

Autoridades e população se reúnem para discutir Segurança Pública durante reunião do Conseg

Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila, conduziu mais uma reunião ordinária do Conseg, a qual aconteceu na noite da útima […]

Campanha de Doação de Sangue

Teve início nesta terça-feira (26), em Arujá, a 17ª Campanha de Coleta de Sangue organizada pelo Amigos de Arujá. A […]