Câmara discute mudanças no cadastramento de motoristas de transporte escolar e homenageia atletas e personalidades

Durante a sessão realizada no dia 25 de novembro, a Câmara Municipal de Arujá aprovou, em 1ª discussão e votação, o Projeto de Lei nº 264/2024, que altera os requisitos de documentação exigidos para o cadastramento de motoristas de transporte escolar no município.
O projeto, de autoria do vereador Luiz Fernando (PSD), também contou com a aprovação de uma emenda modificativa (nº 928), que delega ao Executivo a definição dos documentos necessários para a autorização de condução dos veículos escolares. Com as mudanças aprovadas, foram eliminados os requisitos documentais previstos na Lei Municipal nº 2.298/2010, que regulamenta o transporte escolar.
De acordo com a justificativa apresentada, o objetivo da proposta é alinhar as regras à legislação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e simplificar o processo de cadastramento, promovendo a desburocratização.

Moções de aplausos e homenagens
Os vereadores também aprovaram duas moções de aplausos em reconhecimento ao desempenho de atletas e projetos esportivos da cidade.
A moção nº 285/2024 foi dedicada ao nadador Luan Carvalho de Lima, que conquistou duas medalhas ao longo do ano pela natação master e obteve destaque na última etapa da Liga Aquática do Alto Tietê – Temporada 2024.
Já a moção nº 286/2024 homenageou o projeto social Judô Kishida, que participou do Meeting Interestadual Interclubes de Judô 2024, realizado em Santa Catarina, entre os dias 1º e 3 de novembro. O destaque foi o atleta Murilo Muniz de Souza, da categoria Médio, classe SUB-15, que conquistou medalha de ouro na competição.
Além disso, foram aprovadas duas moções de pesar. A moção nº 288/2024 homenageou o doutor Milo Ítalo Dela Torre, ex-vereador da Câmara de Arujá, que faleceu no dia 21 de novembro, aos 66 anos.
A outra moção de pesar, nº 287/2024, foi destinada ao agente da Guarda Civil Metropolitana, Valdemir Brasiliano Xavier, com a presença de familiares no Plenário.

Leituras e aprovações
No início da sessão, foram apresentados dois Projetos de Lei: o PL nº 165/2023, que propõe o reconhecimento do caráter educacional do jiu-jitsu na rede de ensino municipal, e o PL nº 270/2024, que altera as normas de serviços de táxis em Arujá.
Também foi lido o Projeto de Decreto Legislativo nº 42/2024, que concede o título de cidadão arujaense ao senhor Lucio dos Santos, conhecido como Cerol.
Além disso, os vereadores aprovaram nove indicações e encaminharam quatro requerimentos ao Executivo.
As sessões da Câmara Municipal de Arujá acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 17h, e estão abertas ao público.

Compartilhar

Mais notícias

Arujá agora tem natação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

No último domingo (02), “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, Arujá passou a ter uma prática esportiva exclusiva para este […]

Saúde em números: mais de 57 mil atendimentos foram feitos no 1º quadrimestre de 2023

Mais de 57 mil atendimentos foram prestados pelo Município à população de Arujá por meio das Unidades Básicas de Saúde […]

GiOlaser Arujá completa um ano e comemora em grande estilo

Há um ano, as sócias Rosangela Manfredini e Vanessa Sales escolheram Arujá para montar uma unidade da GiOlaser. E nesses […]

Alunos de escolas públicas de Arujá visitam Feira do Empreendedor 2023

Um grupo de 140 estudantes de escolas públicas do ensino médio de Arujá visitou a Feira do Empreendedor entre os […]