Camargo comemora anúncio da retomada das obras do Rodoanel Norte, que ligará Arujá a Fernão Dias e ao Aeroporto de Guarulhos

Por meio de sua conta no Instagram na tarde da última quinta-feira (14), o prefeito de Arujá, Luis Camargo, comemorou e agradeceu ao Governo do Estado de São Paulo, na pessoa do governador Tarcísio de Freitas, e ao deputado André do Prado, pela retomada das obras do trecho Norte do Rodoanel.
Segundo o chefe do Executivo arujaense, o novo trecho irá conectar Arujá à Rodovia Fernão Dias e ao Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Camargo expressou seus sinceros agradecimentos ao deputado André do Prado, que apoiou essa conquista crucial. “Seu apoio foi fundamental para alcançarmos este marco que trará inúmeros benefícios para nossa comunidade, simplificando o transporte de pessoas, mercadorias e o escoamento de produção”, declarou Camargo.
O prefeito frisou que essa conexão irá impulsionar o desenvolvimento econômico de Arujá, eliminando a necessidade de utilizar a congestionada Rodovia Presidente Dutra. Camargo agradeceu também ao governador Tarcísio pela sua sensibilidade em solucionar esta importante demanda, e a todos os envolvidos neste projeto.
O Rodoanel Norte será um divisor de águas para o desenvolvimento e a mobilidade de Arujá.
Luis Camargo, assim como outros da região, participou da reunião realizada pelos prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) com o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, ocorrida quinta-feira.
Na reunião foi anunciado que a região ganhará um aporte de mais de R$ 2 bilhões do Governo do Estado. Um dos principais investimentos é a implantação do complexo viário, que contempla novas alças do Rodoanel na divisa de Suzano e Poá. A autorização para a elaboração do projeto executivo do empreendimento foi assinada durante reunião.
No encontro foi autorizado, ainda, o projeto executivo para as marginais da Rodovia Ayrton Senna no Taboão, em Mogi das Cruzes, e em Itaquaquecetuba, além do anúncio de recursos para as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o que inclui a extensão da linha 11-Coral até César de Souza, em Mogi das Cruzes.
O projeto do Complexo Viário prevê a construção de uma alça a partir de Suzano na altura da Avenida Brasil, que passará pela linha férrea. O trecho contará com uma passarela de pedestres e a readequação das vias existentes, além de uma pista marginal externa de 1,5 quilômetro. Na área de Poá está prevista a remodelação da rotatória de acesso à cidade e a construção de um viaduto. Ao todo, o sistema beneficiará 1,6 milhão de pessoas e gerará 3 mil empregos diretos e indiretos. A concessionária SPMAR, encarregada deste trecho, tem a expectativa de concluir o projeto executivo ainda este ano, iniciar as obras em 2025 e concluir o empreendimento até 2026. O projeto de concessão das linhas 11-Coral e 12-Safira foi detalhado com previsão de realização do leilão até o final de 2024. Além da extensão da linha 11 até César de Souza, um pedido antigo de Mogi das Cruzes, foram anunciadas as reconstruções das estações de Jundiapeba, Mogi das Cruzes e Estudantes, assim como a ampliação da linha 12 até Suzano e reconstrução da estação Itaquaquecetuba.
Na ocasião, a concessionária Ecopistas apresentou o projeto da Marginal do Taboão, em Mogi das Cruzes, que terá 7,2 quilômetros de extensão conectando a Mogi-Dutra (SP-88) e a Estrada Mauro Auricchio. O empreendimento prevê rotatórias e viadutos sobre as linhas férreas da MRS. Já na altura de Itaquaquecetuba estão planejadas três novas alças de acesso à Rodovia Ayrton Senna (SP-70).

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