ALESP Jan 2026

Casarão das Artes de Arujá é entregue revitalizado

A noite da última quarta-feira (24) foi marcada pela entrega do Casarão das Artes de Arujá, localizado na rua Rodrigues Alves, 90, Centro, que passou por reforma visando maior adequação do espaço e acessibilidade ao público. A cerimônia foi repleta de apresentações que simbolizaram o espírito do polo cultural.
Historicamente, o Casarão é um ponto importante para Arujá, pois já abrigou uma parte da Prefeitura, a Biblioteca Municipal “Alda Soncini”, um departamento da Telefônica e, na década de 40, a primeira sala de cinema da cidade.
O prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, pontuou que a arte deve ser vista também como um instrumento de inclusão social, complementando as diversas formas de aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento. “Desde o início procuramos resgatar a arte e cultura em Arujá e valorizar nossos artistas locais, além de revitalizar os espaços públicos. Foi assim com a Concha Acústica, com a reforma da Biblioteca Municipal. A Cultura precisa de espaço”, complementou o prefeito.
Fundamental para a formação cultural e social do ser humano, o Casarão das Artes conta com Oficinas Culturais como teatro, canto, coral e dança (balé e ritmos). O local ainda abriga uma parceria com o Museu de Imagem e Som, com o Cinema Ponto MIS.
Durante a reforma do espaço, houve uma ampliação lateral e a construção de dois banheiros (sendo um PCD) e de um almoxarifado. Também foi efetuada a troca do piso por porcelanato, a pintura completa, troca do forro e a reformulação da parte elétrica.
O secretário municipal de Cultura, Juvenil dos Santos, comemorou a iniciativa e reforçou o propósito da administração municipal em valorizar a arte e cultura na cidade.
Durante a cerimônia, houve atrações que retratam bem o que é o espaço, como apresentação de saxofone com Silas Pimentel, dança flamenca com Julia Anunziato, ballet com as alunas da oficina do Casarão, sob a coordenação da professora Gabriela da Silva, e as apresentações do cantor Binho Prado, do bailarino Cristiano Nunes e o cover Matheus interpretando Michael Jackson.
Estiveram presentes, além do prefeito e do secretário, todo o time da Cultura, a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Arujá, Clau Camargo, o vice-prefeito Betinho, o secretário de Governo Rogério da Padaria, os vereadores, a coordenadora do Casarão, Jurema do Carmo, artistas, munícipes e convidados.
As atrações culturais e artísticas fecharam com chave de ouro a entrega do espaço.

Compartilhar

Mais notícias

Carreta da Mamografia atende 377 mulheres em Arujá

A Carreta da Mamografia, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Arujá, esteve […]

Fundo Social abre 200 vagas em cursos de capacitação nos 100 primeiros dias do mandato

O Fundo Social de Solidariedade de Arujá encerrou os primeiros 100 dias do atual mandato com avanços significativos nas áreas […]

Câmara homenageia cowboy arujaense por vitória no Itaquá Rodeio Fest

A Câmara Municipal de Arujá homenageou, por meio da Moção de Parabenização e Aplausos nº 198/2023, o cowboy e atleta […]

4ª Edição da Feira Sustentável acontece neste domingo na Praça do Coreto

A Secretaria de Meio Ambiente de Arujá realizará amanhã (11) a 4ª Feira Sustentável, destinada a oferecer produtos ambientalmente sustentáveis […]