Casarão das Artes de Arujá é entregue revitalizado

A noite da última quarta-feira (24) foi marcada pela entrega do Casarão das Artes de Arujá, localizado na rua Rodrigues Alves, 90, Centro, que passou por reforma visando maior adequação do espaço e acessibilidade ao público. A cerimônia foi repleta de apresentações que simbolizaram o espírito do polo cultural.
Historicamente, o Casarão é um ponto importante para Arujá, pois já abrigou uma parte da Prefeitura, a Biblioteca Municipal “Alda Soncini”, um departamento da Telefônica e, na década de 40, a primeira sala de cinema da cidade.
O prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, pontuou que a arte deve ser vista também como um instrumento de inclusão social, complementando as diversas formas de aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento. “Desde o início procuramos resgatar a arte e cultura em Arujá e valorizar nossos artistas locais, além de revitalizar os espaços públicos. Foi assim com a Concha Acústica, com a reforma da Biblioteca Municipal. A Cultura precisa de espaço”, complementou o prefeito.
Fundamental para a formação cultural e social do ser humano, o Casarão das Artes conta com Oficinas Culturais como teatro, canto, coral e dança (balé e ritmos). O local ainda abriga uma parceria com o Museu de Imagem e Som, com o Cinema Ponto MIS.
Durante a reforma do espaço, houve uma ampliação lateral e a construção de dois banheiros (sendo um PCD) e de um almoxarifado. Também foi efetuada a troca do piso por porcelanato, a pintura completa, troca do forro e a reformulação da parte elétrica.
O secretário municipal de Cultura, Juvenil dos Santos, comemorou a iniciativa e reforçou o propósito da administração municipal em valorizar a arte e cultura na cidade.
Durante a cerimônia, houve atrações que retratam bem o que é o espaço, como apresentação de saxofone com Silas Pimentel, dança flamenca com Julia Anunziato, ballet com as alunas da oficina do Casarão, sob a coordenação da professora Gabriela da Silva, e as apresentações do cantor Binho Prado, do bailarino Cristiano Nunes e o cover Matheus interpretando Michael Jackson.
Estiveram presentes, além do prefeito e do secretário, todo o time da Cultura, a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Arujá, Clau Camargo, o vice-prefeito Betinho, o secretário de Governo Rogério da Padaria, os vereadores, a coordenadora do Casarão, Jurema do Carmo, artistas, munícipes e convidados.
As atrações culturais e artísticas fecharam com chave de ouro a entrega do espaço.

Compartilhar

Mais notícias

Jovens talentos brilham na final do ‘The Voice CCCA Centro’ 2024 em Arujá

Após meses de preparação e eliminatórias intensas, a Grande Final do “The Voice CCCA Centro” foi realizada na noite da […]

Justiça suspende cobrança de pedágio free-flow para motoristas com veículos licenciados em Arujá

Em uma vitória para a cidade de Arujá, a Justiça concedeu uma Tutela Provisória de Urgência, atendendo à solicitação da […]

Prefeitura lança programa ‘Trilhas do Saber’ para mais de 4,8 mil alunos da rede municipal

Um programa “gamificado”, pioneiro na região, que guiará pelas trilhas do conhecimento os mais de 4,8 mil alunos e alunas […]

Arujá pode passar de 15 para 17 vereadores na próxima Legislatura

O assunto ainda não foi abordado na Câmara Municipal, mas, de acordo com a Constituição Federal (CF), Arujá poderá saltar […]