Casarão das Artes de Arujá é entregue revitalizado

A noite da última quarta-feira (24) foi marcada pela entrega do Casarão das Artes de Arujá, localizado na rua Rodrigues Alves, 90, Centro, que passou por reforma visando maior adequação do espaço e acessibilidade ao público. A cerimônia foi repleta de apresentações que simbolizaram o espírito do polo cultural.
Historicamente, o Casarão é um ponto importante para Arujá, pois já abrigou uma parte da Prefeitura, a Biblioteca Municipal “Alda Soncini”, um departamento da Telefônica e, na década de 40, a primeira sala de cinema da cidade.
O prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, pontuou que a arte deve ser vista também como um instrumento de inclusão social, complementando as diversas formas de aprendizagem nas diferentes áreas de conhecimento. “Desde o início procuramos resgatar a arte e cultura em Arujá e valorizar nossos artistas locais, além de revitalizar os espaços públicos. Foi assim com a Concha Acústica, com a reforma da Biblioteca Municipal. A Cultura precisa de espaço”, complementou o prefeito.
Fundamental para a formação cultural e social do ser humano, o Casarão das Artes conta com Oficinas Culturais como teatro, canto, coral e dança (balé e ritmos). O local ainda abriga uma parceria com o Museu de Imagem e Som, com o Cinema Ponto MIS.
Durante a reforma do espaço, houve uma ampliação lateral e a construção de dois banheiros (sendo um PCD) e de um almoxarifado. Também foi efetuada a troca do piso por porcelanato, a pintura completa, troca do forro e a reformulação da parte elétrica.
O secretário municipal de Cultura, Juvenil dos Santos, comemorou a iniciativa e reforçou o propósito da administração municipal em valorizar a arte e cultura na cidade.
Durante a cerimônia, houve atrações que retratam bem o que é o espaço, como apresentação de saxofone com Silas Pimentel, dança flamenca com Julia Anunziato, ballet com as alunas da oficina do Casarão, sob a coordenação da professora Gabriela da Silva, e as apresentações do cantor Binho Prado, do bailarino Cristiano Nunes e o cover Matheus interpretando Michael Jackson.
Estiveram presentes, além do prefeito e do secretário, todo o time da Cultura, a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Arujá, Clau Camargo, o vice-prefeito Betinho, o secretário de Governo Rogério da Padaria, os vereadores, a coordenadora do Casarão, Jurema do Carmo, artistas, munícipes e convidados.
As atrações culturais e artísticas fecharam com chave de ouro a entrega do espaço.

Compartilhar

Mais notícias

Nordestina Móveis: produtos para todos os bolsos e gostos

Seja para quem vai mobilhar a casa do zero ou para aquele que deseja dar um upgrade em determinado ambiente. […]

Corrida de rua “Circuito Nossas Cidades 2022” movimenta o esporte no fim de semana em Guararema

Apesar da realização de partidas de Voleibol e Futsal dos Jogos Regionais, o grande destaque do Esporte de Guararema neste […]

Dia D de vacinação contra Covid-19 e Influenza acontece neste sábado

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza hoje (2), o Dia D de vacinação contra […]

Um sonho se tornando realidade: licitação da obra do Hospital de Arujá será aberta em outubro

A Prefeitura de Arujá deve abrir no próximo mês de outubro a licitação para contratar a empresa que fará a […]