Parque ‘Cidade Natureza’ é mais uma opção de lazer para a família arujaense

Agora a população arujaense e os turistas têm um novo local de lazer e descanso. O Parque Cidade Natureza “Alchimedes Farinelli” foi inaugurado no último sábado (11) pela Prefeitura de Arujá, em meio às comemorações do Dia das Mães. Localizado na avenida Nossa Senhora da Penha, 399, no bairro do Jordanópolis, o ambiente de recreação foi entregue pelo prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, do vice-prefeito Betinho, vereadores e o secretariado. Vale frisar que a obra está diretamente ligada às pastas de Planejamento Urbano (que desenvolveu todo o projeto), Meio Ambiente (que cuidou da parte ambiental), Serviços Públicos (responsável pela manutenção), Turismo e Lazer (que fará a gestão do espaço) e Esportes (que poderá implementar ações no parque).
Com rápido acesso às avenidas mais importantes da cidade (Renova dos Santos, João Manoel e Mário Covas), o parque Cidade Natureza conta com 13.279,89 m² e estrutura para atender a todos os públicos de terça-feira a domingo, das 06 às 19h. No local, há diversas áreas livres, entre sombreadas e ensolaradas, para a realização de múltiplas atividades, desde relaxamento e leitura, piqueniques, brincadeiras e apresentações de espetáculos ao ar livre. O parque também oferece duas pistas de caminhada que, juntas, somam 500 metros, além de Espaço Kids coberto, playground, lago, pomar e um deck instagramável, ofertando ao público um espaço agradável. Além disso, o local conta com infraestrutura de apoio completa: estacionamento para carros, motos e bicicletas, área de alimentação, sanitários, inclusive para Pessoas com Deficiência (PCDs), fraldário, bebedouros e uma Sala Multiuso, possibilitando a criação de oficinas e exposições para a comunidade.
O prefeito Dr Camargo, comentou sobre a importância deste espaço: “Estamos caminhando bem com as obras do Hospital Geral de Arujá, as obras do Pró-Criança, daqui a pouco começaremos as do Pró-Mulher. Mas este espaço aqui, o parque que estamos entregando também era necessário, porque precisamos de lazer, precisamos ter onde passar os finais de semana e, principalmente, precisamos amar nossa cidade. Agora a família arujaense tem mais um espaço para se reunir com a família, trazer os filhos para brincar e para aproveitar o final de semana”.
A inauguração do parque municipal do Jordanópolis foi abrilhantada pela Orquestra Municipal de Violões, regida pelo maestro Emerson Calheiros, composta por 31 músicos, sendo crianças de 11 a 16 anos de idade. Durante o evento, houve uma festa para as mães arujaenses, onde foram distribuídos vasos de flores, bem como um aulão de ritmos, shows e as crianças puderam se divertir em brinquedos infláveis e se deliciar nos carrinhos de pipoca e de algodão-doce.
Na oportunidade, estiveram presentes, além da população, a família de Alchimedes Farinelli, que recebeu as homenagens pelo nome dele ficar gravado agora na memória e na história de toda a cidade.
A Administração Municipal encerrou a cerimônia com muita alegria neste sábado ensolarado, ressaltando à população que, a partir desta data, ela tem mais um espaço de lazer e confraternização para chamar de seu.

Alchimedes Farinelli
Alchimedes Farinelli nasceu em 15 de junho de 1925 e, desde jovem, iniciou sua carreira de químico industrial. Sua trajetória na cidade de Arujá começou em 1962, quando comprou a área na Avenida Nossa Senhora da Penha, que agora passa a sediar o Parque “Cidade Natureza”.
Sempre cuidando, melhorando e se preocupando com o espaço, onde passava todos os finais de semana, Alchimedes abria as portas do sítio para as pessoas usufruírem do campo oficial de futebol e também proporcionou várias oportunidades de emprego para os moradores locais. Tinha convicção do progresso na região e, infelizmente, faleceu em 2011.
A Lei Municipal que deu o nome dele ao parque é a 3.629 de 15 de março de 2024, de autoria do Poder Executivo.

Compartilhar

Mais notícias

Jovem de Arujá diagnosticada com deficiência intelectual brilha no mundo do Badminton

Pamela Gomes Ferreira, uma jovem matriculada na APAE de Arujá e integrante do Programa da Assistência Social “Preparar para Incluir”, […]

Escola Técnica Municipal de Empreendedorismo 4.0 sedia seu primeiro evento

Na última quarta-feira (19), a Escola Técnica Municipal de Empreendedorismo 4.0 sediou seu primeiro evento. Trata-se do TechDay, um dia […]

Itaquá avança e sobe três posições em ranking entre as 100 cidades empreendedoras do país

Itaquaquecetuba avançou e subiu três posições no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). […]