Segurança Pública: Legislativo apresenta emenda para criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU)

Proposta aprovada pelo Plenário foi elaborada pelo vereador GCM Uelton

A criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi incluída como prioridade entre as ações da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A proposta foi apresentada pelo vereador Uelton de Souza Almeida (PSDB), o GCM Uelton por meio da emenda nº 384/2022.
“A implementação da ROMU vem ao encontro das diretrizes e objetivos do governo e da secretaria e tem como objetivo atuar de forma preventiva, aumentando a sensação de segurança da população”, explicou o parlamentar.
Além dele também apresentaram sugestões à área de segurança pública os vereadores João Luiz Soares (PSD), Roberto Daniel Duarte (PODE), Renan de Arujá, e Vinícius Henrique Alberto Bernardo (Rede), o Vinícius Pateta.
João Luiz apontou como demanda à Prefeitura a instalação de sistema de monitoramento no bairro dos Jacarandás (emenda nº 356/2022). Segundo ele, a medida ajudará na prevenção e repressão à criminalidade, pois “facilitará o fluxo de informações”.
Já Renan de Arujá solicitou que sejam intensificados os esforços para a construção de um posto da Guarda Civil Municipal (GCM) no Recanto Primavera. A ação foi incluída no programa Gestão Administrativa e Técnica da Secretaria por meio da emenda nº 383/2022.
Vinícius Pateta fez constar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023 a instalação de pontos de embarque e desembarque para motoristas de aplicativo. A emenda nº 364/2022 atende à Lei Municipal nº 3431/2021 de sua autoria que cria os “pontos” em todo o Município.
Todas as propostas de emendas feitas à LDO 2023 pelo Legislativo ainda serão submetidas à análise do prefeito. Se sancionadas, serão incorporadas à Lei para serem executadas no próximo ano.

Planejamento
A LDO é uma das peças de planejamento do orçamento público e compreende as Metas e Prioridades da Administração Municipal; a Estrutura e Organização do Orçamento; as Diretrizes para Elaboração e execução dos orçamentos de Arujá e suas alterações; as Despesas com Pessoal e Encargos Sociais; as alterações na Legislação Tributária Municipal, as disposições gerais sobre transferência e as disposições gerais.

Foto: Fabio Fernandes

Compartilhar

Mais notícias

Etec de Arujá reúne comunidade acadêmica para festejar aniversário

Na semana em que comemora dez anos de sua inauguração, a Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Luzia Maria Machado, de […]

BuZum! encena “Perigo Invisível” em Arujá nesta terça-feira

É dentro de seus ônibus-teatro na estrada que a Cia. BuZum! dá vida a bonecos que levam a cultura popular […]

Arujá Emprega e Pat disponibilizam novas vagas de emprego

A Prefeitura de Arujá informa que estão abertas novas chances de emprego em diversas áreas na cidade, por meio do […]

Vereadores destinam 42% das emendas para Saúde e Serviços

O projeto de Lei nº 68/2022, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Município de Arujá para 2023, […]