Entregue na manhã da última terça-feira (29), pela Prefeitura de Arujá, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Arujá é mais uma contemplada pelo Programa Municipal “Arujá + Saúde pra Você”. A unidade foi totalmente revitalizada e pensada para ser modelo para os outros equipamentos de saúde da cidade (Barreto, Pilar, Jardim Fazenda Rincão, Jardim Real, Jardim Emília e Mirante). O equipamento localizado na avenida São Lucas, 310, Nova Arujá, é o primeiro no município a contar com rede Wi-fi livre e as demais receberão o serviço até final de setembro deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde informou.
Na UBS houve a ampliação de seis salas para 11, ou seja, um aumento de 83%, e uma reforma completa que contempla novos banheiros (masculino, feminino e PCD); recepção; farmácia; consultório odontológico, ginecologia e de pediatria; inalação; Central de Materiais Esterilizados (CME); sala de vacinação e enfermagem; Central de Atendimento; consultórios e ala administrativa, bem como acessibilidade completa para gestantes, PCDs e idosos, o que torna o equipamento mais funcional e moderno. Haverá ainda um sistema integrado com o Centro de Especialidades Médicas (CEM), fazendo com que o atendimento seja mais dinâmico.
O prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, comentou que, no médio prazo, todas as UBSs da cidade terão a mesma estrutura: “Basicamente é uma nova UBS, uma unidade modelo. Nossa ideia é que todos os equipamentos, seja UBS ou USF, venham a ter essas características”, salientou.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade atende, grande parte, aos bairros Jordanópolis, Nova Arujá, Portão, Jardim Yamamoto e Fontes. Vale destacar ainda que, até o final do ano, Arujá terá mais um equipamento público de saúde. Trata-se da UBS do Centro, que está sendo construída em anexo ao CEM, na Avenida dos Expedicionários, Centro.
Para o secretário municipal de Saúde, Leonardo dos Reis, a reforma era mais do que necessária: “É uma unidade antiga, que nunca passou por uma reforma dessa magnitude. Em números, por essa unidade, passam por mês 1,6 mil pessoas, sendo 400 na farmácia e os 1,2 mil restantes são atendimentos multidisciplinares; o que faz ser necessário uma estrutura de ponta, para melhorarmos cada vez mais o atendimento na unidade”, comentou.
Ainda na ocasião, houve a homenagem a José Roberto Vieira de Oliveira, o Beto da Farmácia, que assumiu como vereador na 7ª Legislatura e faleceu em 2021 e que, a partir de agora, tem seu nome gravado na fachada da UBS Nova Arujá, após projeto de lei de autoria do vereador João Luiz e promulgado pelo prefeito Luis Camargo.
Estiveram presentes na entrega o vice-prefeito Betinho, o secretariado municipal, representantes da Câmara Municipal, como o vereador João Luiz, além de Luiz Fernando, Samoel Maia, Gabriel dos Santos e Reynaldinho (que destinaram emenda impositiva para a obra de reforma), bem como a esposa do homenageado, Eurides Júlia Vieira de Oliveira, e suas filhas Renata Júlia e Flávia Raphaelli e os netos. A coordenadora da unidade, Vanessa Cadalso, integrantes do Grupo Viver Bem, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Franklin Machado de Miranda, o funcionário da recepção e um dos mais antigos na unidade, Nivaldo Marques, além de toda a equipe da UBS e da comunidade, também se fizeram presentes, prestigiando a bela homenagem.
Mais notícias
Projetos de Vereadores Mirins serão debatidos em Sessão no Plenário
Os projetos elaborados pelos Vereadores Mirins serão debatidos e votados durante Sessão Solene marcada para a próxima terça-feira (5), a […]
Idosos de Arujá celebram dia de diversão em parceria gratuita da prefeitura com buffet Santa Arruaça
A última segunda-feira (09) amanheceu de forma especial para cerca de 130 idosos de Arujá. Os frequentadores das unidades Centro […]
Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação realiza audiência pública nesta quinta-feira (21)
Nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação de Arujá realizará uma Audiência Pública para discutir a Lei […]
Região do CONDEMAT+ ganha Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) dá mais um importante passo nas políticas públicas para as […]