CONDEMAT tem quatro cidades certificadas no Programa Município Verde Azul

Quatro cidades do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) conquistaram a certificação do Programa Município Verde Azul, nível máximo do ranking criado pelo Governo do Estado para reconhecer as ações sustentáveis e de gestão ambiental das cidades paulistas. Além delas, outros seis municípios alcançaram a qualificação do programa, o que demonstra o esforço para ampliar a agenda verde na região.
Entre os municípios certificados, Guararema atingiu a maior pontuação do levantamento, com 99 pontos – o ranking vai até 100 pontos –, chegando ao primeiro lugar no grupo dos municípios de 10 mil até 49.999 moradores. Na sequência, está Salesópolis, com 92 pontos, o que garantiu a oitava posição na mesma divisão. Já na parcela das cidades com população entre 100 mil e 499.999 moradores, Poá acumulou 89 pontos, o que assegurou a oitava colocação, enquanto Suzano atingiu 88 pontos e alcançou o nono lugar.
Além da categoria de certificado – com nota acima de 80 pontos -, o Programa Município Verde e Azul considera as cidades que alcançaram parte das diretrizes propostas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e as classifica com Qualificação I – 60 e 79 pontos – e Qualificação II – 40 e 59 pontos.
Na categoria Qualificação I, o CONDEMAT conta com os municípios de Arujá, que ficou em 15° lugar com 73 pontos no grupo das cidades de 50 mil a 99.999 habitantes, e Biritiba Mirim, que bateu os 74 pontos, o que garantiu a 32ª posição no mesmo grupo de Guararema e Salesópolis.
Na seleção de Qualificação II, o consórcio é representado por Santa Isabel na 36ª posição com 53 pontos, na divisão ocupada também por Arujá. Em seguida está Mogi das Cruzes no 40° lugar (58 pontos) e Itaquaquecetuba na 41ª colocação (57 pontos) no grupo dos municípios com até 499.999 moradores. Já Igaratá, classificada na seção das cidades com até 9.999 habitantes, conquistou a 58ª posição ao atingir 55 pontos.
Para classificar as cidades, o governo estadual considera dez diretivas: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade. A partir do desempenho de cada um dos itens, a pasta atribui a pontuação que forma o ranking de acordo com o número de moradores.
Neste ano, dos 412 municípios participantes – cerca de 60% das cidades paulistas –, 280 alcançaram os critérios estabelecidos pelo Governo do Estado.

Compartilhar

Mais notícias

Arujá deverá instituir atividade delegada para policiais militares

Entrou para leitura na 110ª Sessão Ordinária ocorrida no último dia 11 de setembro o projeto de Lei que dispõe […]

Vereadores Mirins são empossados e diplomados em cerimônia na Câmara

Aconteceu na noite da última quarta-feira (24), a cerimônia de Diplomação e Posse dos Vereadores e das Vereadoras Mirins, eleitos […]

PRF apreende 5 tabletes de pasta base de cocaína em Arujá

Na última terça-feira (17), durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 204 da BR 116, Via Dutra, no […]

Arujá abre inscrições para cursos gratuitos de inglês e espanhol voltados a pessoas ligadas ao turismo

A Prefeitura de Arujá, por meio da Escola de Turismo e em parceria com a Wizard Idiomas, está com vagas […]