



A ausência de iluminação pública em um trecho crucial da rodovia Mogi-Dutra tem gerado transtornos e insegurança para os moradores dos bairros Jacarandá, Jardim Via Dutra, Joseli, além de dificultar o acesso aos condomínios e áreas estratégicas da cidade. O problema persiste há meses, afetando diretamente a rotina dos residentes.
Embora a responsabilidade pela obra seja do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Prefeitura de Arujá tomou a iniciativa de instalar a infraestrutura de iluminação no local, buscando mitigar os impactos da escuridão. Após a execução dessa etapa, o DER solicitou documentações adicionais, que foram prontamente encaminhadas pela administração municipal.
Mesmo com todas as exigências atendidas, o DER ainda não liberou a conclusão da obra, frustrando a Prefeitura e os moradores. Em nota, a administração de Arujá afirmou que cumpriu todos os requisitos e aguarda apenas a autorização. “Estamos prontos para finalizar os serviços assim que houver a liberação”, afirmou o secretário Kiko Larini.
A reportagem tentou contato com o DER para esclarecimentos, mas até o fechamento desta matéria, o órgão não respondeu.
Indignados, os moradores começam a organizar protestos, com a possibilidade de bloqueio da via para chamar atenção ao problema. A demanda por iluminação não é de hoje e tem sido trabalhada por representantes da comunidade local, prefeitura e Câmara Municipal, que se fez presente em reunião junto ao DER, representada pelo vereador João Luiz Soares.