Cerca de 500 pessoas passaram pelo Clube União, no Centro de Arujá, neste sábado (18), para prestigiar a “Feira Pocket Ecofashion e Desfile Outubro Rosa 2025”. O evento, resultado da união entre a ONG “Raio de Sol” com a Prefeitura de Arujá – por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico -, e a Associação dos Comerciantes e Empreendedores de Arujá (ACEA), transformou o local em um palco de conscientização, moda sustentável e solidariedade, culminando em um desfile emocionante que celebrou a vida e a superação. O Núcleo “Mulheres de Negócios” foi um dos apoiadores.
O ponto alto do dia foi o desfile “O Desabrochar das Quatro Estações”. A coleção, criada a partir de retalhos pelo estilista estilista William Malagres, simbolizou o florescer das mulheres e a sua capacidade de superação em todas as fases da vida. A passarela reuniu mulheres guerreiras de diversas cidades e idades, que já enfrentaram ou ainda enfrentam o diagnóstico de câncer, transmitindo uma mensagem poderosa de esperança e resiliência.
“É um desfile não só das roupas maravilhosas e da moda circular e sustentável criadas pelo talentoso William Malagres, mas principalmente um desfile de fé e força na pele destas belíssimas mulheres. Parabéns a todos os organizadores, colaboradores e parceiros nesta ação, bem como ao pessoal dos brechós e de todos os empreendedores presentes”, afirmou Clau Camargo, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá.
A juíza de Santa Isabel, Claudia Vilibor Breda, também marcou presença na ocasião. “O William Malagres não costura somente tecidos; ele costura sorrisos e cristais nos olhos de cada uma dessas mulheres, cada qual com seu corpo e sua beleza, que escolheram viver e estão aqui hoje neste desfile que emocionou a todos”, classificou.
A abertura do desfile foi marcada por uma apresentação encantadora da bailarina da Escola de Dança Natália Caldeira, de Santa Isabel, e apresentação da modelo e designer Débora Almeida, do espaço Style-Bee, que adicionaram um toque artístico e inspirador ao evento.
Além do desfile, a Feira Pocket Ecofashion, ofereceu uma variedade de negócios e oportunidades. Brechós de moda sustentável e customizada atraíram os visitantes, que também puderam conferir os produtos de 28 expositores diversos. O espaço do Meio Ambiente proporcionou orientações educativas, reforçando a importância da sustentabilidade.
A saúde também foi prioridade, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, que atendeu a população das 8h às 15h. Foram oferecidos serviços de prevenção à doenças, incluindo vacinação contra febre amarela, hepatites, sarampo/rubéola, HPV e influenza. Além disso, foram fornecidas orientações de autocuidado e prevenção, com informações sobre agendamento de exames preventivos (mamografia, papanicolau e testes rápidos), esclarecimentos sobre vacinação contra HPV e o autoexame das mamas.
O Fundo Social de Solidariedade foi destaque com um bazar de roupas, arrecadadas por meio de doação, com o objetivo de levantar recursos para projetos sociais.
Para Flávia Sanches, secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, nem a chuva atrapalhou o evento, que teve muita solidariedade, fomento da economia circular e moda consciente e, claro, um desfile inspirador e todo cor de rosa, em alusão ao mês de outubro e à luta contra o câncer de mama. “Agradeço ao presidente da ONG Helbert Grund, aos colaboradores como Tamada, Aflord, Espaço Embelleze e a todo o pessoal dos brechós, aos empreendedores, parceiros e colaboradores por tornarem esse dia possível e tão especial”, complementou.
O estilista William Malagres, por sua vez, expressou seu sentimento em relação ao evento. “Essa passarela é a da vida e cada modelo representa uma flor no jardim e no ‘Desabrochar das Quatro Estações’. Fico muito comovido ao falar disso, porque o projeto ‘Nos bastidores da passarela da vida’ completa dez anos, essa é a segunda edição em Arujá e é a minha missão de vida. Fiquei muito feliz com o depoimento em vídeo mostrado no evento, de uma das meninas, que não pôde desfilar, mas anunciou a sua vitória, que também é nossa e de cada uma das modelos. São elas que me inspiram todos os dias a viver e seguir em frente”, afirmou.
O evento, animado o tempo todo pelo som do DJ Vanni e que teve ainda apresentação musical de Vih Bancks, foi encerrado às 17h, deixando um apelo de conscientização e a certeza de que o apoio de todos faz a diferença na vida de quem luta contra o câncer de mama e que, em relação ao meio ambiente, através da moda circular, resulta na promoção de um futuro mais sustentável.



