ALESP Jan 2026

Eleição para Conselho Tutelar de Arujá 2023 tem resultado preliminar divulgado

Os cinco candidatos mais votados de Arujá. Da direita para a esquerda – Silandra Maria da Silva Santos; Cássia Domingos de Souza; Ione Zago Bueno Del Vale; Joelia Soares; Sandro Ribeiro

A eleição para o Conselho Tutelar de Arujá, que aconteceu no último domingo (1º), teve o resultado preliminar divulgado na noite do mesmo dia, após a apuração dos votos na Casa dos Conselhos, localizada na avenida dos Expedicionários. A eleição contou com a participação de 2.854 eleitores arujaenses, que escolheram entre 12 candidatos para ocupar as cinco vagas de conselheiros tutelares do município para o mandato de quatro anos. A apuração foi conduzida pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Arujá, Maria Estela Brito, e contou com a presença de representantes do órgão e da Comissão Eleitoral, dos candidatos e da Imprensa local.
Foram utilizadas 15 urnas eletrônicas, distribuídas em três locais de votação: Escola Municipal “Profª Dalila Franco Garcia da Silva”, Escola Municipal “Profª Hermínia Araki” e Escola Municipal “Recanto Primavera”. Essa eleição ficará marcada como um avanço na democratização do processo, segundo a Secretaria Municipal de Governo, sendo a primeira a utilizar urnas eletrônicas, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, e o aumento de três locais de votação, em comparação à última eleição em 2019, onde os eleitores precisaram se locomover até a região central da cidade para votar em uma única escola.
Segundo o resultado preliminar, os cinco candidatos mais votados foram: Joelia Soares, com 373 votos; Ione Zago Bueno Del Vale, com 371 votos; Cassia Domingos, com 369 votos; Silandra Maria da Silva Santos, com 313 votos; e Sandro Ribeiro, com 301 votos. Eles devem assumir o cargo de conselheiros tutelares em janeiro de 2024, após a homologação do resultado final e a cerimônia de posse.
Os demais candidatos obtiveram os seguintes votos: Bia Pessoa, com 293 votos; Edna Putini, com 279 votos; Hamaita Lima Soares, com 278 votos; Marcos Junior, com 107 votos; Marceliano Serra, com 100 votos; Vilma Brasil, com 27 votos; e Barbara Bobadilha, com 22 votos. Além disso, foram registrados seis votos em branco e 13 votos nulos.
O resultado é preliminar, pois ainda depende da tramitação de todos os prazos de praxe inerentes ao processo eleitoral. O prazo para apresentação de recursos é de três dias úteis após a divulgação do resultado. O resultado final deve ser publicado após a comissão permanente, montada pelo CMDCA, realizar a análise de ocorrências e encaminhá-las para as entidades competentes.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros tutelares atuam na proteção e defesa dos direitos desses segmentos que, se violados, podem ter medidas de proteção determinadas pelo Judiciário e embasadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Compartilhar

Mais notícias

Profª Cris do Barreto apresenta projetos para os 100 primeiros dias de gestão na Câmara de Arujá

Na primeira coletiva de imprensa de 2025, realizada na manhã desta quinta-feira (9), a presidenta da Câmara Municipal de Arujá, […]

GCM de Itaquá prende foragido e apreende mais de 6 mil porções de drogas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba prendeu, na noite de quinta-feira (8), um homem procurado pela Justiça por latrocínio. […]

Obras da nova escola municipal integral do Jordanópolis avançam

Mais uma novidade na educação de Arujá. A construção da Escola Municipal Integral do Jordanópolis segue em ritmo acelerado. A […]

Com grande mix de produtos, Ri Happy inaugura loja em Arujá

Preenchendo uma lacuna quando o quesito é comprar brinquedos em Arujá, a Ri Happy abriu ontem (16) as suas portas […]