Em menos de dois meses, Região tem 49% a mais de casos de dengue do que 2023 inteiro

Cidades esperam primeiras doses da vacina a partir de segunda-feira e intensificam ações para conter mosquito

Com um aumento de 49% nos casos confirmados de dengue registrados desde janeiro até o momento, em comparação com todo o ano de 2023, a região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) aguarda ansiosamente a liberação das primeiras doses da vacina contra a doença, prevista para segunda-feira, dia 19. Serão 79.416 doses para 11 cidades do consórcio, destinadas para o grupo de 10 e 11 anos. Ontem (16), o Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica (GVE) promoveu uma reunião com as prefeituras para alinhar as estratégias que serão utilizadas a partir das diretrizes do Ministério da Saúde.
Sobre os casos, de janeiro a dezembro de 2023 a região do CONDEMAT+ contabilizou 2.413 casos confirmados de dengue, com três óbitos – dois em Guarulhos e um em Poá. Agora neste ano, de 1 de janeiro até o momento, são 3.605 casos confirmados.
As cidades de Guararema e Suzano já decretaram estado de emergência, enquanto outras avaliam a medida. Os municípios de Guarulhos e Suzano contabilizam os maiores números de casos neste ano, com 2.533 e 485 confirmados, respectivamente. Salesópolis e Santa Branca não registram casos confirmados até o momento.
“A reunião agendada com o GVE é mais que um encontro de orientação, ela servirá para alinhar as estratégias que os municípios utilizarão a partir da Nota Técnica do Ministério da Saúde. A expectativa é que a partir de segunda-feira as vacinas já estejam disponíveis para os municípios retirarem”, esclareceu a coordenadora da Câmara Técnica (CT) de Saúde do CONDEMAT+, Adriana Martins, secretária de Saúde de Guararema.
Segundo informações do Ministério da Saúde, os critérios de seleção dos territórios que receberão as doses consideraram as cidades com mais de 100 mil habitantes, incluindo suas regiões de saúde, que apresentam alta incidência de dengue, principalmente com predominância do sorotipo DENV-2, e maior número de casos no período de monitoramento de 2023 a 2024.
O esquema vacinal divulgado pelo Ministério da Saúde estabelece a aplicação de duas doses com intervalo de três meses. “A vacina se soma a todos os esforços contra a dengue, porém ela não terá uma resposta imediata, já que depende de uma resposta imunológica de defesa ao fim da aplicação das doses. Por isso, é importante que mesmo com as crianças vacinadas todos os cuidados de combate e prevenção sejam mantidos, como evitar deixar água parada em recipientes nos quintais”, reforçou a coordenadora da CT de Saúde.
O CONDEMAT+ tem unido esforços contra a dengue, além do reforço das ações, que incluem visitas para inspeção de imóveis, eliminação de possíveis focos do inseto, campanhas de conscientização da população e levantamento dos principais pontos de concentração do Aedes aegypti, os municípios promovem articulações conjuntas e intercâmbio de experiências bem-sucedidas.

CidadeCasos confirmados dengue janeiro a dezembro 2023Casos confirmados dengue janeiro e fevereiro 2024
Arujá9427
Biritiba Mirim925
Ferraz de Vasconcelos5573
Guararema3068
Guarulhos1.8532.533
Igaratá03
Itaquaquecetuba64121
Mairiporã3211
Mogi das Cruzes64127
Poá2062
Salesópolis00
Santa Branca00
Santa Isabel2370
Suzano169485
Total2.4133.605
Compartilhar

Mais notícias

Simulado de deslizamento de terra e resgate é realizado pela Defesa Civil de Itaquá

A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil do município, realizou em conjunto com […]

Arujá prepara mutirão para zerar fila de cirurgias via Cross

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prepara um mutirão de cirurgias, que terá início em […]

Região do CONDEMAT+ ganha Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) dá mais um importante passo nas políticas públicas para as […]

Avenida Mário Covas deverá ser interditada aos domingos e feriados

Por iniciativa da Câmara Municipal, a Avenida Mário Covas deverá ser interditada aos domingos e feriados, das 8h às 14h, […]