Emendas na área da Saúde focam na realização de mutirões, compra de equipamentos e gestão de medicamentos

Emendas apresentadas pelos vereadores ao orçamento da Secretaria de Saúde foram especialmente direcionadas à criação de ações e programas voltados à realização de mutirões, compra de equipamento de medicina diagnóstica e gerenciamento de estoque e distribuição de medicamentos.
A Pasta foi a que mais recebeu indicações do Legislativo – 13 sugestões ao todo – durante o processo de análise do projeto de Lei nº 68/2022, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023.
Cinco parlamentares foram os autores das propostas – Cristiane Araújo Pedro de Oliveira (PSD), a Profª Cris do Barreto; Vinícius Henrique Alberto Bernardo (Rede), o Vinícius Pateta; Samoel Maia de Olivera (Republicanos), o Pastor Samoel Maia; Paulo Henrique Maiolino (PSD), o Paulinho Maiolino; e João Luiz Soares (PSD).
Das cinco emendas sugeridas pela vereadora Profª Cris do Barreto (PSD) para a área de Saúde, três indicaram a necessidade de agilizar o atendimento aos pacientes de Arujá que aguardam na fila do SUS por algum tipo de procedimento. Ela sugeriu à Prefeitura que viabilize para o próximo ano a realização de mutirões para agendamento de exames de Papanicolau (emenda nº 331/2022); de Mamografia (336/2022) e de consultas com oftalmologistas (nº 335/2022). As outras duas sugestões referem-se à revitalização das unidades básicas do Parque Rodrigo Barreto (emenda nº 332/2022) e do Mirante (emenda nº 333/2022).
O vereador Vinícius Pateta (Rede) incluiu no programa Infraestrutura das Unidades de Saúde a ação – término da reforma da Maternidade Municipal (emenda nº 339/2022) e indicou recursos para ampliação dos serviços de realização de exames clínicos e de imagem (emenda nº 340/2022).
Com base em informações relacionadas ao aumento no número de pacientes diagnosticados com câncer no município, o vereador Paulinho Maiolino (PSD) apresentou a emenda nº 341/2022, que cria o ambulatório de oncologia de Arujá.
Já João Luiz (PSD) priorizou o bem-estar animal ao sugerir a criação do serviço de Pet Móvel nos bairros. A ação foi inserida ao programa Criação e Fortalecimento dos Serviços de Cuidados aos Animais (emenda nº 351/2022).
Autor de quatro emendas, o Pastor Samoel Maia (Republicanos) apresentou propostas que tratam da contratação e criação de Sistema Integrado de Saúde e Materiais – voltado à gestão de estoque e à distribuição de medicamentos (emenda nº 366/2022); aquisição de aparelhos de ressonância magnética e de raio X – esse último a ser destinado ao setor de Zoonoses (emendas nº 368 e 371) e ampliação dos serviços de transporte ambulatorial de pacientes (emenda nº 369/2022).
Todas as propostas de emendas feitas à LDO 2023 pelo Legislativo ainda serão submetidas à análise do prefeito. Se sancionadas, serão incorporadas à Lei para serem executadas no próximo ano.

Compartilhar

Mais notícias

Mais de 100 pessoas participaram da corrida infantil/juvenil realizada em Arujá

Ao todo, 51 meninas e 63 meninos participaram da 1ª etapa da corrida infantil/juvenil, uma ação esportiva organizada pelo Projeto […]

Bozzella destinou R$ 21,5 milhões em emendas para Arujá

O deputado federal Junior Bozzella (União Brasil), que esteve em Arujá na última quarta-feira (22), já destinou R$ 21,5 milhões […]

Câmara institui Prêmio EduC para condecorar professores por práticas inovadoras nas escolas

Pensando em aproximar ainda mais o Poder Legislativo da comunidade escolar, a Câmara de Arujá criou o prêmio EduC – […]

Solidariedade: em terceira edição, Yellow do Bem arrecada mais de 4 toneladas de alimentos

Um verdadeiro sucesso! Assim foi a 3ª edição do Yellow do Bem, uma ação social encabeçada pela empresária Paula Fernanda, […]