Energia desviada nos primeiros 9 meses de 2022 em Arujá é suficiente para abastecer a cidade inteira de Santa Isabel por 10 dias

Segundo divulgou a distribuidora de Neoenergia Elektro na última quinta-feira (03) só nos nove primeiros meses do ano, a distribuidora recuperou 35,2 milhões de kWh, o suficiente para abastecer, por exemplo, toda a população da cidade de Campos do Jordão pelo período de 100 dias.
Para se chegar a essa marca, a empresa disse que foram realizadas mais de 77 mil atuações de prevenção e combate aos desvios de energia, como fiscalização (30 mil), substituição de medidores (36 mil) e ainda foram realizadas mais de 11 mil regularizações de clientes clandestinos.
Esse resultado foi alcançado, principalmente, pelo uso de tecnologias de campo, como a instalação de sensores na rede, a manutenção da telemedição nos maiores consumidores e pelo uso de inteligência interna para cruzamento de dados. Além disso, a população também vem se conscientizando quanto aos riscos do furto de energia e quanto aos prejuízos que essa prática causa.
De acordo com a Elektro, é importante ressaltar que no período de janeiro a setembro, a concessionária realizou 940 inspeções somente em Arujá. Os bairros com maior número de fraudes identificadas foram: Pedreira, Portão e Centro. A distribuidora recuperou o montante de 6,1 milhões de kWh, o que é possível abastecer 35 mil residências por um mês ou o município de Santa Isabel durante 10 dias, e identificou 110 ligações clandestinas.
Para os próximos três meses, a empresa intensificará as ações de campo com o foco no combate ao furto de energia.

Segurança
A utilização de gambiarras para garantir o fornecimento de energia elétrica é contra a lei e extremamente perigoso. Esses tipos de intervenções na rede de distribuição, sem os devidos cuidados com o uso dos equipamentos de segurança, sem atender as normas do setor elétrico e sem a utilização de profissionais capacitados, podem ocasionar acidentes e incêndios, além de sobrecarga e de interrupção do abastecimento.

Denúncia
Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores. Por isso, a Neoenergia Elektro reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas, de forma anônima, na central de atendimento, pelo 0800 701 01 02.

Compartilhar

Mais notícias

Dê um up na sua casa e aproveite as ofertas da “black november” da Decor Colors Arujá

Se você está procurando dar um upgrade no visual da sua residência ou de seu negócio para as festas de […]

Câmara promove Musical de Natal no domingo

Após o sucesso do acender das luzes do prédio do Legislativo, com direito a contagem regressiva e muita animação, a […]

ANTT autoriza construção do trem-bala Rio/São Paulo; Arujá está na rota

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou o pedido de construção e exploração de uma linha de trem de […]

Prefeitura de Arujá entrega 4° Centro de Educação Infantil Conveniado (CEIC) no Centro

A Prefeitura de Arujá e a Secretaria Municipal de Educação apresentaram ontem (29) na região central o 4° Centro de […]