Os sonhos e desejos das crianças da rede municipal de ensino de Arujá serão finalmente revelados. A Exposição “Um Olhar para a Infância”, realizada pela Secretaria de Educação, traz a percepção dos alunos da Educação Infantil sobre a cidade e suas reivindicações para uma vida melhor.
A Mostra com os trabalhos desenvolvidos em sala de aula estará aberta à visitação pública neste sábado (19), das 9h às 14h, e 21/11 (segunda-feira) e 22/11 (terça-feira), das 8h às 16h.
O processo de escuta às crianças integra uma das etapas de elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância e envolveu todos os quatro mil alunos da Educação Infantil das 37 unidades escolares do município. O número inclui as cinco creches conveniadas.
“Queríamos fazer um planejamento com a participação das crianças”, disse a professora Fernanda Aparecida dos Santos Carregari. As ideias apresentadas pelos pequenos serão sistematizadas até dia 30/11 pelos professores.
Todas as atividades integram o projeto “InterAção- Um Olhar para a Infância”, idealizado por Fernanda e sua colega na Secretaria, a professora-técnica Rachel Domiciliano.
Além da Exposição, os alunos tiveram a oportunidade de falar com os vereadores sobre suas ideias para Arujá durante encontro ocorrido quinta-feira (17) no Plenário Vereador João Godoy.
Mais lazer
Segundo Fernanda, as crianças enfatizaram em seus trabalhos a necessidade de ampliar os espaços de lazer e recreação em Arujá. Parques, piscinas públicas e parquinhos foram as principais reivindicações das crianças.
Também houve ideias inusitadas e emocionantes, como a reivindicação por projetos habitacionais – “para que não precise mudar tanto de casa” – justificou a criança – e pedido para uso dos brinquedos da outra sala de aula. “Foi muito interessante esse processo, pois algumas situações apontadas pelas crianças eram possíveis de resolver na própria escola”, disse Fernanda.
O presidente da Casa, Abelzinho (PL) e o vereador Luiz Fernando (PSDB) foram conferir de perto o trabalho das crianças. Eles foram os primeiros a visitar a Exposição.