Férias escolares: Elektro reforça orientações para evitar acidente

As férias escolares estão chegando. Período muito aguardado por crianças e adolescentes. Nos meses de dezembro e janeiro os estudantes vão ter mais tempo livre dentro e fora de casa. E para que as férias sejam tranquilas e com boas recordações, a Neoenergia Elektro reforça alguns cuidados com a rede elétrica e com equipamentos eletrônicos. Uma brincadeira muito comum é empinar pipa, que pode oferecer risco de acidentes se a prática ocorrer em local inadequado, principalmente próximo à rede elétrica.
Entre os meses de janeiro e novembro de 2022, a empresa registrou 565 ocorrências relacionadas à brincadeira nas cidades atendidas pela concessionária. No município de Arujá o aumento foi expressivo: 40% maior comparado ao mesmo período do ano passado. Vinte e cinco casos foram registrados nos bairros: Parque Rodrigo Barreto, Pirituba e Jardim Real.
O perigo de empinar pipa em lugares indevidos se dá quando a linha enrosca em postes, transformadores e nos cabos elétricos, podendo provocar curtos-circuitos e causar a interrupção do fornecimento de energia. A brincadeira deve acontecer sempre em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praças, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos.
“Jamais tente retirar uma pipa presa na rede elétrica. E nunca devem ser utilizadas as linhas chilenas ou com cerol, que podem danificar os fios, além de oferecer riscos à população, principalmente os motociclistas”, alerta Guilherme Mafra, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Elektro.
A Concessionária adverte ainda que, em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais da distribuidora estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica. A empresa também destaca que é proibido entrar em subestações de energia. O acesso a esses locais é restrito e extremamente perigoso.

Dicas para prevenir acidentes com pipas

  • Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, eles são condutores de energia e podem causar choques fatais;
  • Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-las;
  • Não use cerol ou linha chilena. Além do risco de ferir ou mesmo matar, esses materiais costumam cortar os fios;
  • Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço, além de causar interrupções no fornecimento, há grande risco de provocar acidentes;
  • Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente;
  • Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para quem dirige estes veículos.
    Alertas de cuidados com energia elétrica em casa
    O ambiente doméstico também oferece alguns riscos no uso da energia elétrica. Para prevenir acidentes durante o período que deve ser de diversão, a Neoenergia Elektro também separou algumas orientações importantes.
    Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário, pode provocar o choque elétrico. O cuidado com o uso de tablets e smartphones deve ser maior, especialmente quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas. Não é recomendado que as crianças utilizem esses aparelhos (para jogar ou trocar mensagens) durante o carregamento.
    As crianças devem ficar longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, o ideal é utilizar protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, um risco potencializado pela curiosidade natural das crianças. Em ambientes internos e áreas livres de condomínios, as pessoas devem ficar distantes de quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força). Apenas profissionais qualificados responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.
    Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros e Samu. Não tente resgatar a vítima sem ter a certeza de que a fonte alimentadora da energia está desligada. Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente a Concessionária por meio do 0800 701 01 02.
Compartilhar

Mais notícias

Câmara Municipal realizará Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

A Câmara Municipal de Arujá celebrará o Dia Internacional da Mulher, 8 de março (quarta-feira), com a realização de Sessão […]

100% Networking realiza primeira reunião com mais de 30 empreendedores

Com o objetivo de reunir empresários para que juntos formem uma grande corrente de possíveis negócios, aconteceu no último sábado […]

Prefeitura de Arujá amplia em 40% o investimento em Assistência Social

A Prefeitura de Arujá ampliou em 40% o volume de recursos para assistência social em relação ao montante destinado em […]

PRF apreende carregamento de 40 mil maços de cigarro na Dutra

Durante patrulhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 198 da rodovia Presidente Dutra, em Arujá, sentido Rio de Janeiro, […]