Fundação CASA e prefeituras do Condemat assinam acordo para programa de Pós-medidas

O secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa, e os prefeitos de Guarulhos, Guti, e Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, assinaram na última quarta-feira (23) o acordo de cooperação entre a Fundação CASA e o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), representando os 12 municípios da região do Alto Tietê.
A iniciativa atenderá a jovens egressos das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. A assinatura ocorreu na sede da Fundação CASA, no bairro da Luz, em São Paulo.
O programa é uma política pública destinada a adolescentes e jovens do município egressos da internação, semiliberdade e internação provisória na Fundação CASA. Uma de suas metas é ser uma ponte para o mercado de trabalho, a fim de evitar a reincidência em atos infracionais.
“Os adolescentes atendidos na Fundação CASA erraram, receberam uma medida socioeducativa e retornarão para a sociedade. Se não trabalharmos com eles após a internação, as chances de eles errarem novamente e aumentar o índice de criminalidade, sem dúvida, se eleva”, explicou o secretário da Justiça durante a assinatura do acordo. “O Estado é um braço que trabalha em conjunto com as prefeituras nesse sentido.”
Segundo a prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, o processo da execução da medida socioeducativa já é de “extrema importância” para a reinserção dos adolescentes. “São jovens colocados à margem da sociedade que precisam do trabalho conjunto da prefeitura com o Estado”, afirmou a prefeita.
Para o prefeito de Guarulhos, Guti, os governos municipal e estadual precisam levar mais perspectivas para os adolescentes. “Necessitamos evitar a reincidência. Se o jovem errou uma vez, precisa do suporte durante e após o cumprimento da medida socioeducativa para que não erre mais”, disse o prefeito.
Iniciativa inédita em âmbito nacional, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu o programa Pós-Medidas em 2021. A política pública utiliza ações de suporte aos adolescentes e jovens nas áreas de assistência social, educação, saúde, capacitação e empregabilidade.
Os adolescentes e jovens, depois de cumprirem a medida socioeducativa ou passar pelo programa de atendimento de internação provisória da Fundação CASA, serão acompanhados pela equipe local no município de origem, sendo que as tentativas de inserção no mercado de trabalho ocorrerão durante os primeiros seis meses desse acompanhamento.

Compartilhar

Mais notícias

Alice no País das Maravilhas: espetáculo de encerramento das oficinas de ballet

Neste domingo (1), às 18h, no Clube União (Av. Amazonas, 899 – Jardim Renata, Arujá), acontecerá o Espetáculo de Encerramento […]

Programação especial do Dia das Crianças promete alegrar os pequenos arujaenses no dia 5 de outubro

No próximo dia 5 de outubro, das 9h às 16h, o Estádio Armando Maiolino, localizado na rua Maranhão, no bairro […]

Inscrições para o curso de ‘Gestão Modular – Descomplique Vendas’ estão abertas

A Prefeitura de Arujá disponibiliza o curso gratuito Empreenda Rápido: Gestão Modular Sebrae 4 horas – Descomplique Vendas. A atividade […]

Estão abertas as inscrições escolares para o ano letivo de 2025

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está com as inscrições escolares abertas para o ano […]