Inaugurado o 2º PEV de Arujá para atender o Jardim Emília e região

Entregue pela Prefeitura de Arujá ontem (22), o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos da Construção Civil (RCC) do Jardim Emília é o 2º de uma série de quatro que a administração municipal pretende instalar na cidade. O 1º se encontra no Parque Rodrigo Barreto. A iniciativa visa incentivar a população a fazer o descarte correto desse tipo de entulho, evitando a poluição do meio ambiente e combatendo riscos à saúde pública decorrentes da proliferação de vetores de doenças. A unidade fica localizada na rua Tomi Miura, 90, e funcionará de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h; às sextas, das 8h às 16h e, aos sábados, das 8h às 14h.

O PEV recebe rejeitos de construção civil vindos de pequenos geradores de obras domésticas ou reformas, sendo que cada pessoa pode entregar até 1m³ de RCC por dia. Isto equivale a 10 sacos de resíduos de 100 litros ou a 18 sacos de 60 litros, diariamente. Trata-se de restos de construção, reforma e demolição, como componentes cerâmicos, tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto. Nos últimos 12 meses, a Prefeitura recolheu, aproximadamente, 17 mil toneladas de RCC descartado, ou seja, cerca de 11.300 metros cúbicos.
O prefeito Dr. Camargo ressaltou a importância do cuidado com o ecossistema: “Não adianta nada vivermos nesse mundo tão complicado se não tivermos ar para respirar. Nós precisamos cuidar do meio ambiente. Isso é necessário porque, daqui a pouco, não dá mais para ser resolvido. Temos que pensar nisso”, frisou o chefe do Executivo Municipal.
Já o secretário municipal de Serviços, Rodolfo Machado, comentou: “Para a cidade de Arujá, conhecida como Cidade Natureza, era inadmissível que não houvesse um PEV para receber os RCCs da população. E, hoje, estamos entregando o segundo”, finalizou o secretário.
Vale destacar que o PEV também aceitará madeira, vidro, plástico (menos gesso) e outros materiais em ecobags para reciclagem, que serão destinados à Cooperativa de Reciclagem de Arujá (Cora), em uma iniciativa conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
É importante enfatizar que a Educação Ambiental começa de pequeno e que as crianças das escolas poderão fazer visitas programadas no PEV, futuramente, para saber a importância do descarte correto e qual o destino sustentável do RCC.
Além do prefeito e do secretário de Serviços, estiveram presentes o vice-prefeito Betinho, vereadores da Câmara Municipal, incluindo Vinícius Pateta (que destinou emenda para a construção do PEV), o secretariado, o representante da empresa Empenho (que construirá a nova UBS do Jardim Emília) e a população local.

Compartilhar

Mais notícias

Itaquá implanta call center da iluminação pública; saiba quando e como solicitar

Os moradores de Itaquaquecetuba agora contam com um call center do serviço de iluminação de ruas, praças e túneis da […]

Ballet arujaense conquista 1º lugar em competição no “Taboão Fest Dance” em Caraguatatuba

O ballet arujaense brilhou no último sábado, 14 de setembro, ao conquistar o 1º lugar na categoria Conjunto Júnior do […]

Procon Itinerante de Itaquá desembarca nos dias 9 e 10 de novembro no Piratininga

Nos dias 9 e 10 de novembro, moradores do Parque Piratininga vão receber o Procon Itinerante para tirar dúvidas relacionadas […]

Franquia de crédito +Ágil chega a Arujá

Localizada no estacionamento do supermercado Sonda chegou a Arujá a +Ágil, a nova opção para quem está em busca de […]