Inaugurado o 2º PEV de Arujá para atender o Jardim Emília e região

Entregue pela Prefeitura de Arujá ontem (22), o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de Resíduos da Construção Civil (RCC) do Jardim Emília é o 2º de uma série de quatro que a administração municipal pretende instalar na cidade. O 1º se encontra no Parque Rodrigo Barreto. A iniciativa visa incentivar a população a fazer o descarte correto desse tipo de entulho, evitando a poluição do meio ambiente e combatendo riscos à saúde pública decorrentes da proliferação de vetores de doenças. A unidade fica localizada na rua Tomi Miura, 90, e funcionará de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h; às sextas, das 8h às 16h e, aos sábados, das 8h às 14h.

O PEV recebe rejeitos de construção civil vindos de pequenos geradores de obras domésticas ou reformas, sendo que cada pessoa pode entregar até 1m³ de RCC por dia. Isto equivale a 10 sacos de resíduos de 100 litros ou a 18 sacos de 60 litros, diariamente. Trata-se de restos de construção, reforma e demolição, como componentes cerâmicos, tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa e concreto. Nos últimos 12 meses, a Prefeitura recolheu, aproximadamente, 17 mil toneladas de RCC descartado, ou seja, cerca de 11.300 metros cúbicos.
O prefeito Dr. Camargo ressaltou a importância do cuidado com o ecossistema: “Não adianta nada vivermos nesse mundo tão complicado se não tivermos ar para respirar. Nós precisamos cuidar do meio ambiente. Isso é necessário porque, daqui a pouco, não dá mais para ser resolvido. Temos que pensar nisso”, frisou o chefe do Executivo Municipal.
Já o secretário municipal de Serviços, Rodolfo Machado, comentou: “Para a cidade de Arujá, conhecida como Cidade Natureza, era inadmissível que não houvesse um PEV para receber os RCCs da população. E, hoje, estamos entregando o segundo”, finalizou o secretário.
Vale destacar que o PEV também aceitará madeira, vidro, plástico (menos gesso) e outros materiais em ecobags para reciclagem, que serão destinados à Cooperativa de Reciclagem de Arujá (Cora), em uma iniciativa conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
É importante enfatizar que a Educação Ambiental começa de pequeno e que as crianças das escolas poderão fazer visitas programadas no PEV, futuramente, para saber a importância do descarte correto e qual o destino sustentável do RCC.
Além do prefeito e do secretário de Serviços, estiveram presentes o vice-prefeito Betinho, vereadores da Câmara Municipal, incluindo Vinícius Pateta (que destinou emenda para a construção do PEV), o secretariado, o representante da empresa Empenho (que construirá a nova UBS do Jardim Emília) e a população local.

Compartilhar

Mais notícias

Jovens aprendem sobre sustentabilidade durante sessões de cinema realizadas em Mogi pelo projeto Cine Eco

Cerca de sete mil estudantes de escolas estaduais de Mogi das Cruzes aprendem na prática e de maneira divertida a […]

Inscrições abertas para a primeira edição da “LIBERTY CUP Basketball Competition”

Já imaginou um mês de julho diferente, aproveitando as férias escolares jogando basquete? Sim, em 2023 isso vai ser possível […]

Abertura do Natal Encantado

A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, deu início às festividades natalinas no último sábado (03). […]

Presente de Ano Novo: Camargo anuncia para janeiro início da construção do hospital

O prefeito de Arujá, Dr. Luis Camargo (PSD), anunciou para a imprensa que em janeiro de 2023 terá início a […]