Estão abertas as inscrições para o Programa Estadual de Capacitação e Empreendedorismo, em parceria com a Prefeitura de Arujá, voltado a famílias monoparentais, o Prospera Família. Em Arujá, o programa prevê 240 vagas para famílias monoparentais (pais e mães que vivem sem cônjuge), que tenham pelo menos um filho ou dependente de 0 a 6 anos, além de possuir o cadastro atualizado junto ao Cadastro Único Federal e ter renda familiar de até R$ 210 por pessoa. As inscrições devem ser feitas até o dia 08 de novembro, através do site do Bolsa do Povo (https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/).
Etapas do Programa
O Programa Estadual Prospera Família é estruturado em três principais etapas. São elas: elaboração do Projeto de Vida onde, com a supervisão dos tutores, as beneficiárias elaboram o planejamento futuro, social e econômico que desejam para si; capacitação profissional a partir de cursos técnicos práticos e, na etapa final, a introdução ao empreendedorismo, com o objetivo de proporcionar a emancipação social e econômica das famílias beneficiadas, sendo que, ao longo de todo o processo das etapas, as famílias recebem um incentivo financeiro mensal para, assim, investirem nas próprias carreiras, além de serem continuamente acompanhadas pela equipe de tutores do programa.
Como me inscrever?
A fim de facilitar o processo de inscrição, a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, disponibilizou um link com o pré-cadastro feito pelo governo estadual, para que beneficiários (a), que se encaixem no perfil do programa, possam verificar se foram pré-selecionados: https://www.prefeituradearuja.sp.gov.br/projeto/prospera/consulta.php
Ao colocar o CPF onde indicado, caso constatado o pré-cadastro, a pessoa será direcionada até o site do Bolsa do Povo, onde deverá efetuar a inscrição. Para aqueles que não foram incluídos na pré-seleção, aparecerá na tela uma mensagem indicando que procurem uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próxima, para buscar mais informações. Importante destacar que, mesmo estando pré-aprovadas, as inscrições só serão validadas se feitas no site do Bolsa do Povo.