Palestras e presença de Lars Grael marcarão debate sobre inclusão em Arujá

Os eventos alusivos à 1ª Semana da Pessoa com Deficiência acontecerão entre os dias 05 e 08 de dezembro

Pensando em debater histórias de superação e a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho, a Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pela primeira vez pela Câmara Municipal de Arujá, contará com palestras de empresários, gestores públicos e de um medalhista olímpico entre os dias 05 e 08 de dezembro.
De autoria dos vereadores Abelzinho (PL) e Divinei (PL), a Lei nº 3537/2022 que criou a Semana da Pessoa com Deficiência está em vigor desde o final de 2022 e será celebrada anualmente sempre na primeira semana de dezembro.


A programação terá início na próxima terça-feira, 05/12, com uma palestra sobre inclusão do público PCD no mercado de trabalho. O tema “Superando desafios e conquistando espaço no mercado de trabalho” será apresentado pelo gerente de RH da Empresa Meiwa, Hildo Silva Bandeira.
O evento também terá a presença de representantes da APAE para conversar sobre o projeto “Preparar para incluir”, que capacita pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Empresários do Centro Industrial já confirmaram a participação. A palestra será no prédio da Câmara Municipal, das 9h às 12h, e será aberta ao público. Quem não puder assistir presencialmente pode acompanhar ao vivo pelo canal oficial do Legislativo no YouTube.
Já na quinta-feira, 07/12, o velejador e medalhista olímpico Lars Grael contará sua história de perseverança e superação ao público. A palestra será no União Arujaense, com início às 18h. Os ingressos estão disponíveis para retirada no prédio do legislativo mediante a troca por 1kg de alimento não perecível.
Dono de duas medalhas olímpicas de bronze na classe Tornado, uma em Seul, em 1988, e outra em Atlanta, em 1996, Grael perdeu a perna direita após uma lancha invadir a área da prova de regata que disputava e atingir seu veleiro, em 1998.
Por fim, na sexta-feira, 08/12, será realizada uma apresentação do Coral da APAE e do Coral Juvenil do Centro da Criança e do Adolescente. O evento será realizado a partir das 9h na sede da APAE. Às 10h30, será a vez do grupo de capoeira do Mestre Daniel fazer uma apresentação inclusiva, adaptada a PCDs.
Já no período da tarde será a vez da Secretaria Municipal de Segurança Pública e do Departamento de Trânsito realizarem uma ação conjunta no Centro, na Praça do Coreto, com o objetivo de demonstrar as dificuldades vivenciadas no cotidiano pelo público PCD, principalmente quando pessoas sem deficiência ocupam vagas de estacionamento reservadas.
A programação da Semana PCD foi apresentada em coletiva à imprensa realizada na sexta-feira (01/12).

Compartilhar

Mais notícias

Arujá Rumo ao Desenvolvimento: mais de 4 mil vagas geradas em dois anos e meio

Desde que assumiu a Prefeitura de Arujá, o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, elegeu um “mantra” para sua gestão: […]

Ataques às escolas: preocupados, vereadores apresentam propostas e cobram ações da Prefeitura

A violência nas escolas brasileiras monopolizou o discurso dos vereadores na Sessão Ordinária da última segunda-feira (10). Preocupados, os parlamentares […]

Pizzaria Styllus: explosão de sabor a cada fatia

Inaugurada há quase três anos, a pizzaria do Styllus Super Center, em Arujá, segue agradando aos mais exigentes paladares. São […]

Decreto regulamenta serviço de transporte escolar em Arujá

A Prefeitura de Arujá regulamentou o transporte escolar no Município. As regras para prestação e uso dos serviços foram definidas […]