Itaquá alerta comerciantes sobre falsos fiscais do Procon

Ação é praticada especialmente em mercados e comércios de bairro

O Procon de Itaquaquecetuba está alertando os consumidores e comerciantes da cidade sobre a atuação de pessoas que estão se passando por fiscais do órgão para aplicar golpes em estabelecimentos. A ação é praticada especialmente em mercados e comércios de bairro.
Segundo denúncias, esses falsos agentes abordam os responsáveis pelos estabelecimentos de forma intimidatória, alegando supostas irregularidades e, em alguns casos, exigindo pagamentos indevidos de multas. A prática é criminosa e não tem qualquer vínculo com o trabalho realizado pela equipe oficial do Procon.
Para garantir a segurança e evitar transtornos, o Procon reforça que qualquer fiscalização legítima é feita por servidores devidamente credenciados, que se identificam com crachá e portam a Cédula de Identidade Fiscal (CIF), documento obrigatório para comprovar a autenticidade da função.
“Recebemos relatos de comerciantes assustados com essas abordagens. É importante que todos saibam que os fiscais atuam com respeito, seguem protocolo legal e estão identificados com a CIF”, destacou a diretora do órgão, Julia Guidini.
“O papel do Procon é orientar, fiscalizar com responsabilidade e proteger os direitos dos consumidores. Golpistas que se aproveitam dessa função para intimidar comerciantes devem ser denunciados e punidos”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.
“Não podemos permitir que os comerciantes da cidade sejam enganados por falsos fiscais. É importante ressaltar que o Procon não vende ou solicita pagamento por informação ou produto”, finalizou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
Dúvidas podem ser sanadas pelo 11 4642-2005.

Compartilhar

Mais notícias

Espetáculo “Cenas da Paixão – A esperança se renova” será apresentado neste sábado em Arujá

A cidade de Arujá recebe neste sábado, 19 de abril, às 19h, uma das mais emocionantes apresentações teatrais do calendário […]

Investimento em Educação supera os R$ 67 milhões no 1º quadrimestre de 2025

Os investimentos em Educação superaram os R$ 67 milhões durante o 1º quadrimestre de 2025, de acordo com dados apresentados […]

Mais de 4 mil pessoas prestigiaram a festa junina da paróquia São Lucas

Em dois dias de festa junina, a Paróquia São Lucas, em Arujá, reuniu mais de 4 mil pessoas no último […]

Clau Camargo compartilha desafios e soluções no painel da Smart City Business, em São Paulo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, participou nesta quarta-feira (4) do painel “Fundo Social do […]