Itaquá avança e sobe três posições em ranking entre as 100 cidades empreendedoras do país

Ranking usa critérios como infraestrutura, inovação, mercado e capital humano

Itaquaquecetuba avançou e subiu três posições no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Em 2022, o município ocupava a 100ª posição, passando para 97ª neste ano. O ranking analisa sete critérios: infraestrutura, mercado, acesso à capital, inovação, capital humano, ambiente regulatório e cultura.
De acordo com a pesquisa, o resultado da análise é como um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia de seu município a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir seus negócios e para a mídia, que busca análises e dados qualificados.
“Desde o primeiro dia à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, criamos uma série de projetos para ampliar as oportunidades para os empreendedores da cidade. Ver esse avanço em uma pesquisa tão importante serve como motivação para, no ano que vem, ocuparmos posições ainda melhores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila.

Entre as principais medidas tomadas pela pasta para impulsionar o empreendedorismo na cidade está a chegada do programa Via Rápida Empresa (VRE). O modo estadual de licenciamento empresarial, dirigido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) consiste em um ambiente virtual que simplifica os processos desde a abertura das empresas até a emissão de autorizações.
Com a implantação do novo sistema, foi possível enxugar o fluxo operacional, reduzir tempo e custos, investir em novas ferramentas de gestão, além de promover melhores meios de comunicação, dando maior comodidade aos empreendedores.
“O empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade porque além de gerar emprego, novos comércios e empresas, traz investimentos e renda que são convertidos em obras e benefícios. Saber que nossa cidade está entre as 100 melhores para se empreender no Brasil me deixa muito feliz e nos mostra que o trabalho está no rumo certo”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Fotos: Dayane Oliveira

Compartilhar

Mais notícias

Prefeitura realiza visita monitorada no hospital geral de Arujá: 1ª laje foi construída

“De fato, o Hospital Geral é um sonho de todo arujaense. Moro na cidade há 37 anos e já ouvia […]

Câmara cria frente parlamentar de apoio ao setor produtivo da cidade

A Câmara de Arujá oficializou a criação da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Microempreendedores Individuais e […]

Confira o que abre e o que fecha neste feriado de Carnaval

A Prefeitura de Arujá e outros departamentos da Administração Municipal não terão expediente nos dias 20 e 21, durante o […]

EcoPower: a maior do Brasil abriu suas portas em Arujá

A EcoPower, empresa número 1 em energia solar do Brasil, é a melhor alternativa para quem quer economizar no consumo […]