Itaquá inaugura pré-escola com estrutura moderna e foco em energia limpa

Unidade conta com a instalação de painéis solares

A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou, na terça-feira (29), a EMEB Osvaldo Ferreira Paulino, no Jardim Zélia, a 31ª unidade escolar entregue desde 2021, para atender 450 estudantes de 4 e 5 anos.
Com investimento de R$ 9,4 milhões, a estrutura é composta por nove salas de aula, secretaria, salas de direção, coordenação, reunião, copa para funcionários, sanitários, cozinha, refeitório, pátio coberto, depósito de material de limpeza, lavanderia, almoxarifado, sala de leitura e playground.
O diferencial da unidade são os painéis solares. A escola recebeu a instalação de 170 módulos fotovoltaicos de 585W compostos por células que convertem a energia solar em energia elétrica.
Com essa fonte de energia limpa e renovável, será possível gerar uma economia significativa na conta de luz, além de contribuir para um mundo mais sustentável, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa e preservando os recursos naturais.
“Estamos garantindo aos estudantes um espaço moderno e acolhedor, como também assumimos um compromisso com a sustentabilidade e futuro responsável”, afirmou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
A unidade conta ainda com horta para plantio e colheita de hortaliças. “Nosso objetivo é estimular a mudança de valores na comunidade escolar com novos hábitos alimentares, cuidado com a terra e educação ambiental, unindo conceitos de teoria e prática”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
Além dela, o prefeito Eduardo Boigues, secretários, vereadores, estudantes, pais e profissionais da unidade escolar, que acompanharam de perto a construção do espaço, estiveram presentes na cerimônia.
“Entregamos mais uma escola com alto padrão de qualidade. A cada unidade inaugurada, fica o sentimento de missão cumprida. Meu desejo é que esse espaço seja um local de muito aprendizado e acolhimento”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Compartilhar

Mais notícias

PRF prende em flagrante dupla que realizava furtos em estabelecimentos na Dutra

Durante patrulhamento de uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 204, da Via Dutra, em Arujá, no último […]

Cobrança de eixos suspensos em praças de pedágio administradas pela SPmar

Desde a última quinta-feira (25), a SPMar concessionária responsável pela administração dos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mario Covas […]

Arujá define diretrizes para condução de cães em espaços públicos

A circulação de cães em espaços públicos de Arujá passa a seguir diretrizes específicas a partir da Lei nº 3.820/2026, […]

Capacitação: Educadores físicos participam de programa Paralímpico

Os educadores físicos de Arujá participaram, de 28 de novembro a 1 de dezembro, do Curso de Capacitação Técnica Paralímpica, […]