Rota livre: Santa Isabel terá transporte público gratuito a partir de dezembro

As catracas dos ônibus municipais que circulam em Santa Isabel estarão liberadas a partir do dia 01 de dezembro, quando terá início a fase de implantação do Programa Rota Livre, que concede autorização ao Município para subsidiar o transporte público, contribuindo na tarifa paga pelo usuário. O anúncio foi oficializado ontem quarta-feira (22), em coletiva de imprensa realizada no Terminal Rodoviário.
Na ocasião, o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla explicou sobre o Programa Rota Livre, que também visa a melhoria na mobilidade urbana e a proteção ao meio ambiente, reduzindo o tráfego de veículos na cidade. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas utilizam os ônibus municipais diariamente, mas a expectativa é que esse número dobre devido à gratuidade.

O transporte será subsidiado com recursos municipais, e a estimativa é de que o Programa Rota Livre demande um investimento entre 450 a R$ 500 mil por mês. Ainda de acordo com o Dr. Carlos Chinchilla, o custeio da passagem será possível graças a um novo modelo de gestão, que demonstra que é possível apertar os cintos, ser comedido com os gastos e gerar economia e atender adequadamente a população:
“Estamos cumprindo a Constituição Federal, concedendo ao cidadão o direito ao transporte público. Quando temos uma gestão responsável – como essa – é possível alocar os recursos públicos para financiar um transporte gratuito, de qualidade e acessível a todos. A expectativa é de que a partir de dezembro passemos a transportar mais de 2 mil pessoas diariamente”.
O Secretário de Governo e Administração, Felipe Nabil, ressalta que Santa Isabel criou o Fundo Municipal de Transporte Urbano, que vai receber verbas do próprio Município e tem aptidão para receber subsídios federais. Ele afirma que a maior parcela do custeio do programa virá de dotação orçamentária própria.
Nabil ressalta ainda que na região, Santa Isabel larga na frente nessa modalidade de gratuidade: “Mais de 20 cidades no Estado têm transporte gratuito. Nosso corpo jurídico estudou diversas cidades para implantar o melhor modelo em Santa Isabel, e tenho certeza que serviremos de bom exemplo para outros Municípios”.
Presente no lançamento do Programa Rota Livre, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Isabel, o vereador Luizão Arquiteto, elogiou o bom alinhamento entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, que culminou no sucesso da implantação do Rota Livre: “É um projeto que está fazendo história para Santa Isabel, graças ao empenho do nosso prefeito, Carlos Chinchila e dos vereadores que tiveram coragem para aprovar o projeto”.

Cadastro
Para utilizar gratuitamente o transporte público em Santa Isabel, o usuário precisará se cadastrar por meio de um link que será disponibilizado nos próximos dias. Também será necessário anexar ao cadastro um documento oficial de identificação pessoal, um comprovante de endereço e a carteira de trabalho ou contrato de vínculo empregatício, no caso de trabalhadores.
Também haverá a possibilidade de realizar o cadastro presencialmente em locais a serem previamente divulgados. Após a inscrição, a empresa confeccionará o cartão de identificação do usuário e do programa, que deverá ser retirado nos locais a serem indicados. A primeira via do cartão não terá custo para o usuário.
Além de garantir o acesso gratuito do usuário ao transporte, o cadastro também funciona para que o Município crie um banco de dados para subsídiar os estudos orçamentário e financeiro, controle e prestação de contas à população e aos órgãos fiscalizadores, gerando mais transparência nas ações do Executivo.

Frota nova
O Programa Rota Livre traz consigo a exigência de renovação gradual da frota. Inicialmente a empresa disponibiliza oito novos carros que já começaram a rodar na cidade. Já nos próximos dias, todos os veículos serão substituídos por ônibus seminovos, já que o subsídio da Prefeitura também está atrelado à melhoria na qualidade da prestação do serviço.
Os novos ônibus contam com acessibilidade, e trazem mais conforto e segurança para os passageiros. Além de renovação da frota do transporte coletivo municipal, recentemente Município também recebeu vans zero quilômetro para atuar no transporte escolar. Os carros já estão em operação e são utilizados diariamente por alunos da rede pública de ensino, tanto para os alunos do Município quanto para os do Estado.

Compartilhar

Mais notícias

Edital de convocação para Assembleia Geral Extraordinária

O síndico em exercício do Condomínio Arujazinho IV, situado na Rodovia Alberto Hinoto, nº 1673 , Caputera, Município de Arujá, […]

PAV da Receita Federal já é realidade em Arujá

Na manhã da última quinta-feira (14), a Prefeitura de Arujá deu mais um passo importante para o desenvolvimento da cidade. […]

Mais de 4 mil arujaenses aproveitaram o “Arujá Folia 2024”

No último final de semana aconteceu o ‘Arujá Folia 2024’, uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de […]

Segurança Pública: Legislativo apresenta emenda para criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU)

A criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi incluída como prioridade entre as ações da Secretaria Municipal de Segurança Pública. […]