ALESP Jan 2026

Itaquá inaugura primeiro Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal do Alto Tietê

Equipamento é fruto de uma parceria entre a Receita Federal e a administração municipal

A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou, na última quinta-feira (7), o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, o primeiro do Alto Tietê. O equipamento está instalado na rua Dom Thomaz Frey, 89 – Centro, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Fruto de uma parceria entre a Receita Federal e a administração municipal, o PAV tem por objetivo maximizar o uso dos recursos online oferecidos pelo órgão, permitindo que os contribuintes encaminhem de forma digital documentos e solicitações às equipes regionais de atendimento, ampliando a cobertura do serviço.
Entre outras facilidades, o espaço também vai reduzir o fluxo de contribuintes no atendimento nas unidades presenciais, bem como disseminar os serviços disponibilizados no site e no Portal e-CAC, promovendo a cidadania fiscal.
“Trata-se do primeiro posto do gênero a ser inaugurado na região do Alto Tietê, e nosso principal objetivo é aproximar os serviços oferecidos pela Receita Federal à população”, disse o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Luciano Dávila.
O evento contou com a participação de secretários municipais, vereadores, além de representantes da Receita Federal, como o delegado Julio Cabrales, e do prefeito Eduardo Boigues. Em sua fala, o prefeito destacou a importância da estrutura na cidade.
“Itaquá era uma cidade esquecida e a última a receber equipamentos importantes. Hoje é mais um dia histórico em que somos a primeira da região a ter um PAV. Isso demonstra o nosso empenho em transformar o município”, disse.

Atendimentos
Nos primeiros 90 dias, o equipamento vai oferecer serviços relativos à pessoa física (CPF), como comprovante de inscrição, inscrição, alteração e regularização, além de emissão de documento de arrecadação.
A partir de novos treinamentos dos funcionários, a unidade será capaz de ampliar os serviços e atendimentos para realizar o cadastro de atividades econômicas, cadastro de imóveis rurais, protocolos de documentos, entre outros.

Compartilhar

Mais notícias

Em dois anos, Sala do Empreendedor chega à marca de 6,8 mil atendimentos

Atuando como instrumento de desburocratização, proposta pela administração municipal, a Sala do Empreendedor, localizada no prédio da Prefeitura de Arujá, […]

Império Visão Imóveis inaugura nova sede em Suzano

Um badalado coquetel ocorrido no último dia 30 de junho marcou a inauguração da nova sede da Império Visão Imóveis, […]

Câmara aprova Orçamento que prevê R$ 700 milhões para 2025

Os vereadores de Arujá aprovaram em 2ª discussão a peça orçamentária que estima as receitas e fixa as despesas do […]

Reuniões do Conseg poderão ser itinerantes no próximo ano

A reunião ordinária do Conseg de Arujá aconteceu na noite da última terça-feira, 08, na Câmara Municipal de Arujá e […]