Lançamento da “Exposição Arigato Arujá” marca dia municipal da imigração japonesa

Na noite da última quarta-feira (27), a Prefeitura de Arujá, pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Arujá – Kaikan, realizou o lançamento oficial da exposição Arigato Arujá no Museu Municipal “Umbelina Ferreira Barbosa”, localizado na rua Major Benjamin Franco, 15. A mostra retrata a importância da colônia japonesa em Arujá com itens tradicionais japoneses, que refletem a herança e a cultura trazidas pelos imigrantes ao longo dos anos. Também estão disponíveis textos e fotos do talentoso escritor João Machado, que contam de forma sensível e informativa as jornadas, desafios e conquistas desta comunidade.
A abertura aconteceu no Dia Municipal da Imigração Japonesa, instituído pela Lei 3.357/2021 e sancionada pelo prefeito Luis Camargo, que simboliza a chegada de Hirayoshi Amano e sua família em Arujá no ano de 1925. No evento, o grupo de ginástica Kenko Taissô agraciou o público com uma apresentação de dança tradicional da cultura japonesa.
Estiveram presentes o prefeito, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Clau Camargo, o secretário de Cultura Juvenil, vereadores representando a Câmara Municipal e demais autoridades. O historiador e sociólogo João Machado, o historiador Claudio Soares, o artista plástico Paulo Borges, o representante da associação cultural Kaikan Julio Taikan e o representante do PL Golf, Clube Silvio Susumo, também compareceram, além de servidores e convidados.
Durante o cerimonial, o chefe do Poder Executivo Municipal agradeceu e reforçou a importância da colônia japonesa para o crescimento do município. “Arujá teve a felicidade de receber a colônia japonesa. Ela fez com que a cidade crescesse. Parabéns pela força e bravura. Gratidão por tudo que fazem no Brasil. Que cada dia mais vocês possam estar presentes nos ensinando essa cultura tão especial”.
A exposição é gratuita e estará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, em exibição até o dia 27 de outubro.

Compartilhar

Mais notícias

Presidente do Conseg quer reunião com o prefeito para atender reclamações de moradores do Jacarandás

O presidente do Conseg de Arujá Benedito Souza Ferreira, o Dito Maguila, disse em reunião ordinária da entidade realizada na […]

Secretaria de Serviços Urbanos de Itaquá reforça ações de limpeza de rios e córregos

A Secretaria de Serviços Urbanos de Itaquaquecetuba está reforçando os serviços de limpeza de rios e córregos que cortam a […]

Fundo Social e Aecia enviam segunda carreta de donativos para o Sul; arrecadações continuam neste domingo (19)

Mais uma carreta carregada de donativos será enviada pelo Fundo Social de Solidariedade, liderado pela primeira-dama Clau Camargo, em parceria […]

PRF prende em Arujá irmãos procurados por homicídio na Bahia

Na noite da última segunda-feira (10), por volta das 21h30, em uma abordagem no km 199 da BR 116, Presidente […]