Maiolino anuncia moção de repúdio ao Governo do Estado por falta de vagas para pacientes oncológicos

A medida é um protesto contra a demora no atendimento de pessoas diagnosticadas com câncer

Na última Sessão Ordinária, realizada em 24/03, o vereador Paulinho Maiolino (PSD) usou a Palavra Livre para manifestar sua indignação com a Rede Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), vinculada ao Governo do Estado.

O parlamentar afirma que, nas últimas semanas, recebeu diversos relatos de pacientes diagnosticados com câncer que não conseguiram iniciar seus tratamentos pela central. Segundo ele, até o momento, oito pessoas com a doença procuraram seu gabinete após não serem encaminhadas para hospitais especializados, como os da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer (RHCCC), referência no estado de São Paulo.

De acordo com o vereador, a Secretaria Estadual de Saúde justifica a situação alegando falta de recursos para atender toda a demanda. No entanto, Paulinho destacou que a espera é inaceitável e descumpre a Lei Federal nº 12.732/2012, que determina que o tratamento oncológico deve começar em até 60 dias após o diagnóstico.

“Tem pacientes esperando há um ano e meio, nove meses, sete meses… Só para conseguir a primeira consulta com o oncologista, e só depois disso é que os exames são solicitados. Isso é um absurdo! Os pacientes não podem esperar”, protestou o vereador.

Diante da gravidade da situação, Paulinho anunciou que, na próxima Sessão Ordinária, apresentará uma Moção de Repúdio ao Governo do Estado, cobrando providências urgentes para garantir que os pacientes oncológicos tenham acesso ao tratamento no tempo determinado por lei.

Compartilhar

Mais notícias

Papai Noel chega de helicóptero em Arujá e abre semana do Natal Solidário

O espírito natalino toma conta de Arujá neste mês de dezembro com duas ações especiais promovidas pela Prefeitura e pelo […]

Vereadores Mirins participam de Sessão Especial de Deliberação de Projetos

Os estudantes eleitos para a 2ª edição de 2025 do programa Vereador Mirim Por Um Dia participaram, na manhã desta […]

Leilão do Rodoanel Norte é vencido pela Appia; malha viária vai valorizar Arujá e o Alto Tietê

O Governo de São Paulo concedeu o Trecho Norte do Rodoanel à iniciativa privada na última terça-feira (14). O lote […]

LOA 2025: Orçamento estimado é de R$ 700 milhões, e Prefeitura prioriza áreas sociais com mais da metade do orçamento

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de Arujá para 2025, estimada em até R$ 700 milhões, destinará 52,3% do total para […]