Nova diretoria do CONDEMAT+ toma posse

A união e a representatividade do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) foram celebradas durante a posse da nova diretoria da entidade para 2024, realizada no último dia 2 de janeiro. Neste ano, o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, comandará o maior consórcio da Região Metropolitana de São Paulo. A cerimônia contou com a presença da diretoria do consórcio, do secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual André do Prado, autoridades e representantes de entidades.
Com a nova gestão o consórcio passa a incorporar uma nova identidade: CONDEMAT+, nome que representa a expansão da entidade tanto em território quanto em atuação. “Vamos precisar cada vez mais da proximidade com o Governo do Estado. Sei da minha responsabilidade, mas sabemos que com essa unidade, com o apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, vamos avançar cada vez mais. Temos muitos projetos para executar nesse mandato, principalmente buscar investimentos para o turismo, criar a Rota Caipira, implantar o Licenciamento Regionalizado e implementar o Serviço de Inspeção Municipal”, apontou o presidente. Foram empossados também o vice-presidente, Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano; o primeiro tesoureiro, José Luiz Eroles Freire, prefeito de Guararema; o segundo tesoureiro, Elzo Elias de Souza, prefeito de Igaratá; e o secretário Luís Camargo, prefeito de Arujá.
O prefeito Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes, que comandou o consórcio no último ano, reforçou a importância do CONDEMAT para o avanço regional. “Sem dúvida nenhuma somos um dos consórcios mais representativos e fortes de São Paulo, todas as gestões tem deixado sua marca e mantido a harmonia entre as cidades, mesmo com a diferença entre todas elas”, destacou.
O presidente do Conselho Fiscal, Guti, prefeito de Guarulhos, analisou que a força do consórcio vem do empenho de cada um dos municípios. “Temos que pensar e trabalhar de uma forma que as informações sejam difundidas por nós para que possamos avançar. Hoje, muito do que o Caio conseguiu colher foi plantado há cinco, seis anos atrás, e o que o Vanderlon vai conseguir avançar, muito já foi executado lá trás”, disse. O Conselho Fiscal conta, ainda, com os membros Carlos Alberto Taino Junior, de Biritiba Mirim, Priscila Gambale, de Ferraz de Vasconcelos, Walid Ali Hamid, de Mairiporã, e Adriano Levorin, de Santa Branca.
Durante o evento de posse, Kassab ressaltou a representatividade que o CONDEMAT possui no Estado. “Esse é um cargo muito expressivo e a responsabilidade é muito grande, tenho certeza que o Vanderlon vai saber compartilhar isso com todos os integrantes, a Assembleia Legislativa e o Poder Executivo para que todos juntos possam dar as respostas que a região precisa. Essa articulação que está sendo feita dentro do consórcio dá o lastro que essas demandas precisam, elas vêm com mais legitimidade e poder político, e com isso aumentam muito as possibilidades de serem atendidas”, acrescentou.
O subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado, José Police Neto, elogiou a composição do CONDEMAT, que é formado tanto por cidades de pequeno porte quanto grandes municípios, onde todos têm a mesma voz. “Temos que compreender o tamanho de uma região que encontrou no sinônimo de proteção do meio ambiente e desenvolvimento econômico aquele elo fundamental de produzir equidade”, observou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual André do Prado, lembrou da articulação feita pelo CONDEMAT para conquistar o desassoreamento do rio Tietê e a instalação do Hospital Regional do Alto Tietê, em Suzano, duas lutas do consórcio. “Um trabalho que muitas vezes não aparece, mas que é uma das grandes conquistas, e a consolidação da importância do consórcio são as Câmaras Técnicas, que tem feito um debate muito intenso em diversas áreas como saúde, educação e meio ambiente”, afirmou.
Participaram da cerimônia representantes de entidade, órgãos e autarquias como Sebrae, Senac, Senai, CIESP, Sincomércio, Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Sabesp, DAEE, Fabhat, Caixa, Banco do Brasil, Sicredi, além de presidentes de Câmaras Municipais da região, vereadores e secretários municipais.

Compartilhar

Mais notícias

Parque Ecológico de Itaquá recebe o festival de música e gastronomia Sabores Music Fest em comemoração ao Dia do Trabalho

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaquaquecetuba (Sinseri), com o apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba, promove nos dias 28, […]

Orçamento 2023: prazo para sugestões da população e emendas dos vereadores vai até 7/11

A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, responsável pela análise do projeto de Lei nº 99/2022, que trata do Orçamento […]

Ataques às escolas: preocupados, vereadores apresentam propostas e cobram ações da Prefeitura

A violência nas escolas brasileiras monopolizou o discurso dos vereadores na Sessão Ordinária da última segunda-feira (10). Preocupados, os parlamentares […]

Parque Rodrigo Barreto e região receberão ação de combate à dengue neste sábado (17)

Neste sábado (17), a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará ações de combate à dengue […]