Palestra de medalhista Lars Grael marca 1ª Semana da Pessoa com Deficiência em Arujá

Cerca de 800 pessoas marcaram presença no Clube União Arujaense na noite da última quinta-feira (07), para assistir à palestra do medalhista olímpico Lars Grael. O momento foi parte integrante da Semana da Pessoa com Deficiência, promovida pela Câmara Municipal.
Com uma história de superação, Lars detalhou sua trajetória em direção ao profissionalismo na vela, destacando suas conquistas notáveis, especialmente as duas medalhas olímpicas, e abordou o acidente que resultou na amputação de sua perna direita em 1998. Após enfrentar um período desafiador, dedicou-se à esfera política, ocupando cargos públicos para defender os direitos das pessoas com deficiência. Além disso, conseguiu retornar ao cenário esportivo como atleta paralímpico.
Ao comentar sobre a legislação brasileira, Lars ressaltou sua modernidade em relação à população PCD, mas sublinhou o desafio crucial de sua implementação, especialmente no estímulo às atividades esportivas, na promoção da acessibilidade e na busca por oportunidades de emprego para os deficientes.
Além de proporcionar uma palestra panorâmica, o evento promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos destinada ao Fundo Social de Solidariedade, que irá direcionar esses itens às famílias necessitadas do município. A ocasião contou com a presença de figuras importantes, como o prefeito de Arujá, Luis Camargo (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado (PL), e o presidente da Câmara Municipal, Abelzinho Larini (PL), que, ao lado do vereador Divinei da Silva, é autor do projeto que instituiu a Semana da Pessoa com Deficiência no município.
Ao fazer uso da palavra, Divinei destacou que: “Precisamos virar a chave, o PCD não pode ficar isolado dentro de casa. O PCD precisa sair às ruas e encontrar gente. Precisamos, a partir de agora, construir toda a acessibilidade possível no município, mas a primeira acessibilidade é na nossa mente. A maioria das pessoas não é PCD, pois ele sabe das dificuldades. Nós precisamos abraçar a causa”.
O parlamentar ainda anunciou recurso de R$ 500 mil proveniente de emenda do deputado André do Prado para construção de piscina climatizada na Praça da Juventude do Mirante para atendimento a PCDs e pessoas com TEA.
André do Prado, por sua vez, destacou que a Semana PCD é uma grande conquista para a cidade. “Lars Grael é um símbolo para nosso País e sua família é um orgulho para o Brasil, principalmente, por conta das medalhas conquistadas. Lars teve sua perna decepada e nem por isso sua vida parou. Continua velejando e fazendo palestras por todo o nosso País, sendo um símbolo de luta”, ressaltou.
Já o prefeito de Arujá, Luis Camargo, ressaltou que sua administração vem trabalhando em prol dos PCDs, mas, para ele precisa fazer mais. “Fizemos a primeira praça PCD na avenida Amazonas. Muitos não sabem mas ganhamos prêmio por acessibilidade aqui na Vila Gourmet e na Vila Gastronômica. Avançamos nas escolas também. Incluímos o projeto Libras nas escolas, piso podotátil e elevadores, mas precisamos fazer mais”, disse o chefe do executivo.
Presidente do Legislativo e um dos autores do projeto que instituiu a Semana da Pessoa com Deficiência, Abelzinho destacou que a noite era um dia especial. “É um dia especial para a Câmara Municipal e para os 15 vereadores. Quero agradecer o apoio no projeto que é de minha iniciativa e do vereador Divinei. A Câmara vem avançando no trabalho que estamos entregando à população e na modernização do prédio. Temos o prédio totalmente acessível e temos o serviço de Libras. Iremos trabalhar com a Prefeitura para melhorar a vida da Pessoa com Deficiência (PCD)”, finalizou Abelzinho.

Compartilhar

Mais notícias

GCM de Itaquá apreende 2,7 mil invólucros de drogas em casa bomba

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba apreendeu, na última terça-feira (9), no bairro Vila Sônia, cerca de 2,7 mil […]

Idosos de Arujá celebram dia de diversão em parceria gratuita da prefeitura com buffet Santa Arruaça

A última segunda-feira (09) amanheceu de forma especial para cerca de 130 idosos de Arujá. Os frequentadores das unidades Centro […]

ALESP aprova criação de novo cartório em Arujá

A última terça-feira (30) foi um dia de comemoração para os moradores de Arujá! O Projeto de Lei que visa […]

Avenida Mário Covas deverá ser interditada aos domingos e feriados

Por iniciativa da Câmara Municipal, a Avenida Mário Covas deverá ser interditada aos domingos e feriados, das 8h às 14h, […]